Gaudium news > “Causas Matrimoniais”: Canonistas Portugueses da APC terão encontro de reflexão

“Causas Matrimoniais”: Canonistas Portugueses da APC terão encontro de reflexão

Lisboa – Portugal (Sexta-feira, 03-03-2017, Gaudium Press) De 6 a 9 de setembro, será realizado em Fátima um encontro sobre causas matrimoniais. O evento será promovido pela Associação Portuguesa de Canonistas (APC), antes ainda de sua assembleia plenária deste ano.

Causas Matrimoniais Canonistas Portugueses da APC terão encontro de reflexão.jpg

O setor de comunicações da APC informa que o objetivo do encontro é proporcionar uma formação atualizada a quem tem a “missão de estudar e aplicar o Direito Canónico” nos mais variados organismos eclesiais, sobretudo, evidentemente, nos Tribunais Eclesiásticos.

O Encontro

O coordenador do 11.º Encontro sobre causas matrimoniais é o padre José Maria Coelho, da Diocese de Beja. Durante a realização da reunião de canonistas haverá uma participação do bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda. O Prelado, no dia 7 de setembro, discorrerá sobre ‘Os fundamentos bíblico-teológicos da justiça’.

A Associação Portuguesa de Canonistas prevê que também deverá haver na ocasião uma formação específica sobre as “várias peças processuais”. Entre essas peças processuais estão as que as próprias partes devem elaborar, ou por si próprias, ou por meio de um patrono ou advogado.

Estudo prático de um processo breve

O Encontro de Formação sobre Causas Matrimoniais deverá ser marcado também por uma dimensão prática quando será realizada a apresentação do método do estudo do caso que, “pela primeira vez, inclui o estudo de um processo mais breve”, que, doravante, deverá ser realizado diante do bispo. Uma nova tipologia de processo criada pelo Papa Francisco e determinada pela reforma do processo matrimonial canónico.

Assembleia Plenária

Segundo informa a APC, a Assembleia Plenária que vai orientar a ação para o próximo biénio, deverá ser inaugurada no dia 07 de setembro.

A formação proporcionada pela Associação Portuguesa de Canonistas será realizada na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas