Gaudium news > Curso para anunciar o Evangelho através da arte é realizado na Itália

Curso para anunciar o Evangelho através da arte é realizado na Itália

Pádua – Itália (Sexta-feira, 03-03-2017, Gaudium Press) “Uma Fé a cores: anunciar o Evangelho com as palavras da Arte”, assim se intitula o programa de formação que desde o início de fevereiro se desenvolve em Pádua, Itália, por iniciativa do Departamento da Catequese da Diocese de Pádua, com a colaboração do Museu Diocesano desta cidade.

Curso para anunciar o Evangelho através da arte é realizado na Itália.png

Dirigido a catequistas, professores, educadores e operadores pastorais, o curso busca aprofundar algumas competências para construir itinerários, cursos e propostas de encontros com a arte como meio de Evangelização.

Três são os objetivos da proposta acadêmica, segundo enumera o Museu Diocesano de Pádua em informação sobre o curso: Chamar a atenção sobre a imagem artística, entendida como um precioso documento da tradição cristã e um instrumento para o anúncio; aprender alguns critérios sobre o uso da linguagem artística no anúncio e na catequese; e experimentar algumas dinâmicas de encontro de catequese com arte em um horizonte de segundo anúncio.

A iniciativa acadêmica consta de seis sessões, que começaram em 07 de fevereiro e concluirão no dia 22 de março, todas tem lugar no Museu Diocesano de Pádua às 20h30. A primeira foi a apresentação e introdução do programa, e nas duas seguintes, realizadas de 15 a 22 de fevereiro, respectivamente, se abordaram os seguintes temas: “Quando a arte se faz revelação. As representações religiosas”, e “O método: ‘encontrar’ uma obra de arte”.

A próxima sessão ocorrerá no dia 07 de março, quando se levará a cabo um curso com a arte diocesana. No dia 15 de março se viverá a experiência de segundo anúncio com arte; e no dia 22 de março, se elaborará um percurso catequístico com arte.

O curso conta com a guia do Padre Giorgio Bezze, e Andrea Nante, que fazem parte da equipe diocesana de arte e catequese. Também conta com a participação do Padre Antonio Scattolini, do Serviço de Pastoral com Arte da Diocese de Verona.

Museu Diocesano de Pádua

O Museu Diocesano de Pádua nasceu em 2000 por ocasião do Ano Jubilar, e graças às contribuições do Estado, que fizeram possível recuperar alguns ambientes do Palácio Episcopal, e sua reutilização como sede de exposições que difundiram a Fé através da arte.

A edificação que hospeda o museu é uma estrutura complexa, mas estruturada, devido a várias intervenções ocorridas no tempo. Esta data do ano 1309.

O percurso no museu compreende a Sala São Gregório Barbarigo onde em 1973 se instituiu o Museu Diocesano de Arte Sacra São Gregório Barbarigo, que foi o primeiro passo para o atual museu diocesano, que nasceu com a tarefa de conservar e dar-lhe valor cultural as obras de arte existentes na jurisdição eclesial. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas