Gaudium news > Congresso Internacional de Música Sacra: Papa recebe participantes

Congresso Internacional de Música Sacra: Papa recebe participantes

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 06-03-2017, Gaudium Press) Os participantes do Congresso Internacional de Música Sacra, promovido pelo Vaticano, foram recebidos pelo Papa Francisco.

Congresso Internacional de Música Sacra Papa recebe participantes.jpg

O Congresso teve como tema: “Música e Igreja: cultura e cultura a 50 anos da Musicam sacram”. Ele foi realizado no Vaticano, por iniciativa do Conselho Pontifício da Cultura e o da Educação Católica, em colaboração com o Instituto Pontifício de Música Sacra e o Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneu de Santo Anselmo.

O encontro com o Papa Francisco deu-se na Sala Clementina, no Vaticano, e nessa oportunidade, o Papa afirmou que o canto litúrgico deve incluir “linguagens artísticas e musicais da atualidade”, deixando de lado a “mediocridade, superficialidade e banalidade”.

Valorizar o rico patrimônio herdado do passado

“Às vezes prevaleceu uma certa mediocridade, superficialidade e banalidade, em detrimento da beleza e intensidade das celebrações litúrgicas”, afirmou o Papa ao referir que o encontro com a modernidade e a introdução do vernáculo na liturgia suscitou problemas de “linguagem, de formas e gêneros musicais”.

Francisco acentuou em suas palavras que os músicos e compositores, os diretores de coros das ‘scholae cantorum’, os animadores da liturgia “podem dar um precioso contributo na renovação, sobretudo qualitativa, da música sacra e do canto litúrgico”.

A Igreja tem de “salvaguardar e valorizar o rico e multiforme patrimônio herdado do passado” e que as traduções da Palavra de Deus em “cantos, sons, harmonias” devem tocar o coração de quem os escuta. Os cantos devem criar ainda “um oportuno clima emotivo, que disponha à fé e suscite o acolhimento e a plena participação no mistério que se celebra”.

O Papa ainda disse que é necessário “promover uma adequada formação musical, também naqueles que se preparam para ser sacerdotes”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas