Gaudium news > Diocese de Ávila, Espanha, anuncia condições do Ano Jubilar Teresiano

Diocese de Ávila, Espanha, anuncia condições do Ano Jubilar Teresiano

Ávila – Espanha (Terça-feira, 07-03-2017, Gaudium Press) O Bispo de Ávila, Espanha, Dom Jesús García Burillo, e o delegado Diocesano para a organização do Ano Teresiano, Padre Jorge Zazo, apresentaram no dia 1º de março os detalhes do próximo Ano Jubilar Teresiano, após ter recebido a confirmação da Santa Sé para sua programação. O Jubileu Teresiano começará no dia 15 de outubro de 2017 e se estenderá durante um ano, oferecendo diversas formas para ganhar a indulgência plenária concedida aos que caminharem sob os passos da Santa.

O delegado anunciou que se projetam quatro rotas de peregrinação ao redor da província que desembocam em Ávila e que a Diocese trabalha em um programa pastoral destinado aos fiéis locais que conheçam e se aprofundem no legado espiritual da Santa reformadora. O logo-símbolo escolhido para o Ano Teresiano representa a Santa em atitude de caminhar, portando seu bastão e desenhando na cor vermelha para transmitir a ideia de valentia e impulso evangelizador.

Dom Jesús García agradeceu ao Papa Francisco “sua generosidade concedendo-nos esta graça (do Jubileu)” e também agradeceu “a Ordem do Carmelo Descalço por seu apoio e ajuda, a todos os fiéis da Igreja que peregrina em Ávila -sacerdotes, religiosos e leigos- por sua disponibilidade e entrega, e as instituições civis por sua segura colaboração”.

Como ganhar a indulgência

Os templos jubilares escolhidos para este Ano Teresiano são a Catedral do Salvador, os conventos de Santa Teresa de Jesus, da Encarnação, de São José, do Real Mosteiro de São Tomás, todos na cidade de Ávila. Os conventos de outras localidades nas quais se pode ganhar o jubileu são o da Imaculada e São José em Arenas em São Pedro, o de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz na propriedade de Duruelo, Blascomillán, e o do Amor Misericordioso e da Mãe de Deus, em Piedrahita.

As indulgências poderão ser obtidas ao assistir a Missa nos templos jubilares nas principais solenidades da Igreja e as comemorações relacionadas com a vida de Santa Teresa como sua memória litúrgica (15 de outubro), o aniversário de sua canonização (12 de março), o aniversário de nascimento (28 de março), o dia de seu Batismo (04 de abril), o aniversário de beatificação (24 de abril), a memória litúrgica de Nossa Senhora do Monte Carmelo (16 de julho), o aniversário da fundação do convento de São José (24 de agosto) e o dia da transverberação do coração de Santa Teresa (26 de agosto).

Outras maneiras que permitem ganhar a indulgência em qualquer data são a peregrinação de ao menos 100 quilômetros a pé ou a cavalo ou 200 quilômetros de bicicleta até qualquer templo jubilar, a visita a um templo jubilar depois de ter realizado dez das horas de oração segundo o modelo teresiano que estipulará a organização do Jubileu e para os presos e enfermos, a leitura de uma das quatro obras mais importantes de Santa Teresa de Jesus: Vida, Moradas, Caminho de Perfeição ou Fundações.

Como exige a Igreja, para poder ganhar qualquer destas indulgências, o crente deve orar pelas intenções do Papa, receber a absolvição sacramental no sacramento da Penitência e a comunhão eucarística quinze dias antes ou depois da peregrinação, recitar o Credo e ter a disposição interior de um desapego total ao pecado, inclusive venial. As indulgências sempre são aplicáveis ou a si mesmo ou as almas dos defuntos. Não se podem aplicar em favor de outras pessoas vivas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas