Gaudium news > Exercícios espirituais: Judas e o risco de perder a fé

Exercícios espirituais: Judas e o risco de perder a fé

Ariccia – Itália (Quinta-feira, 09-03-2017, Gaudium Press) O Padre Giúlio Michellini tratou na quinta meditação dos Exercícios Espirituais do Papa e da Cúria Romana do risco de perder a fé, do suicídio e da missão da Igreja em busca dos pecadores.

Exercícios espirituais Judas e o risco de perder a fé.jpg

A reflexão foi centralizada na figura de Judas.

Suicídio de Judas

A meditação matutina do frade franciscano girou em torno do drama do suicídio de Judas, um dos Doze. Evento escandaloso, desconcertante, que, porém, o Evangelho não esconde.

Um drama. Um drama que, no Evangelho, São Mateus diz que Judas reconhece ter pecado porque traiu sangue inocente.

Judas perdeu a Fé: o risco para nós “Abandono-te, Senhor. Tu, não me abandones.”

Em seguida, o pregador buscou reconstruir os motivos que podem ter levado Judas a trair Jesus, que o havia escolhido e chamado para ser seu discípulo. E Judas havia seguido o Senhor…

Tentando entender o drama de porque Judas foi levado a trair, Padre Michelini releu textos de estudiosos e escritores.
E ele levantou uma primeira hipótese: Judas, em certo ponto da vida perdeu a fé.

Sem dúvida, isso pode ter acontecido e é um risco a partir do qual todos devem se perguntar:

“Há por acaso em minha vida muitos dias em que não abandonamos Cristo – nosso saber melhor, nosso amor – por uma vaidade, uma sensualidade, um ganho, uma segurança, um ódio, uma vingança? Temos poucas justificativas para falar com indignação sobre o traidor. Judas revela nós mesmos.”

Messias de Israel, libertador, combatente, político

Padre Michellini levantou outra hipótese sobre a traição de Judas: Judas queria que Cristo se mostrasse como o Messias de Israel, libertador, combatente, político.

Ele não via mais no rosto de Jesus o Senhor, via apenas um Rabi, um Mestre, e quer forçá-lo a fazer aquilo que ele deseja.
Antes, perdeu a Fé; agora, perdeu a visão…

O que fazer por quem se encontra distante da Fé

A segunda reflexão que a meditação matutina quer destacar é sobre o que se pode fazer por quem se encontra distante da fé.
A resposta é que é necessário sair à procura dos pecadores, lembrou o pregador.

Judas foi descartado, traidor e arrependido não foi acolhido pelos pastores que eram intelectuais da religião com uma moral feita a partir da sua inteligência e não da revelação de Deus.

O percurso de Judas levou-o ao suicídio após dar-se conta de seu pecado, observou o frade.

Ajudar os cristãos a não perder a fé

Falando do suicídio de Judas, Pe. Michelini não se esqueceu dos suicídios atuais, dos suicídios assistidos e os suicídios de jovens.
E foi aí, nesta situação, que ele encontrou as perguntas que seriam dirigidas aos pastores presntes:

“Como podemos ajudar os cristãos do nosso tempo a não perder a fé, a retomar consciência da própria fé, aquela da qual se fala no Novo Testamento, a fé alegre, totalizadora, a adesão à pessoa de Jesus, o que podemos fazer para que não mais ocorram esses suicídios? ” (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas