Gaudium news > A cor da alma

A cor da alma

Redação (Segunda-feira, 13-03-2017, Gaudium PressCerta vez Plinio Corrêa de Oliveira teceu o seguinte comentário a respeito de uma imagem de Nossa Senhora das Graças:

A cor da alma.png

“Esse branco corresponde à cor da alma de Nossa Senhora. A inocência da Sancta Virgo Virginum – que é inocente sem comparação com nada e com ninguém, acima de tudo, exceto de Nosso Senhor Jesus Cristo – se exprime nesse branco de um modo maravilhoso”.[1]

O caro leitor já pensou em meditar sobre as cores? É a isto que o convido, propondo-lhe como tema um desafio: se pudéssemos ver a alma de um Santo, de que cor ela seria?

Para não ficarmos apenas na teoria, voltemos nossa atenção para um exemplo concreto: a vidente de Lourdes, ou seja, Santa Bernadette Soubirous.

Bernadette, era uma pobre camponesinha, filha de um moleiro. Ela tinha uma inteligência bem limitada e uma saúde muito débil e foi escolhida pela Santíssima Virgem para ser uma verdadeira heroína.

A cor da alma (2).jpg

Bem que poderíamos comparar a sua alma a um vermelho carmesim. Vermelho carmesim que pode simbolizar sua forte personalidade, sua vontade decidida a propagar incondicionalmente a mensagem que Nossa Senhora lhe confiara, apesar de todos os revezes que se lhe apresentaram ao longo de sua curta vida.

Todas as ingratidões, todos os maus tratos e todas as perseguições de que foi alvo eram, na verdade, elementos de santificação enviados pela Providência Divina que acrescentaram ao vermelho carmesim de sua alma o esplendor áureo do heroísmo.

Outros santos, outras cores. Somente na eternidade vamos poder contemplar a glória e a vitória de todas as lutas dos santos que agora apenas vislumbramos, considerando as cores de suas almas.


Carolina Amorin Zandoná
(Instituto Filosófico-Teológico Santa Escolástica – IFTE)

………………………………………………………………………………………

[1] CORRÊA DE OLIVEIRA, Plinio. Porte régio e virginal. In: Dr. Plinio. São Paulo: Ano XVI, n. 188, nov. 2013, p. 19.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas