Gaudium news > Bento XVI goza de boa saúde na proximidade de seu aniversário

Bento XVI goza de boa saúde na proximidade de seu aniversário

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 21-03-2017, Gaudium Press) Bento XVI se aproxima de seu aniversário número 90 e segundo o Arcebispo Georg Gänswein, Secretário pessoal do Papa emérito, goza de boa saúde, lucidez mental e desenvolve suas atividades normais. Apesar de sua avançada idade, não padece nenhuma enfermidade que represente um risco e somente requer assistência para caminhar.

Bento XVI goza de boa saúde na proximidade de seu aniversário.png

“O Papa Bento está em boa forma”, comentou Dom Gänswein ao informativo norte-americano Crux. “o que lhe incomoda mais são suas pernas, de forma que usa um andador para ajudar e se desenvolve muito bem”. Este incômodo não impediu que o Papa emérito leve a cabo sua já tradicional caminhada para rezar o Santo Rosário, um dos costumes que mantêm desde sua retirada do pontificado.

O Prefeito da Casa Pontifícia indicou que o Pontífice emérito “tem muita clareza em sua cabeça, e é brilhante”. Além disso, “participa de tudo. Lê, ora, escuta música e recebe visitas”. O prelado se negou a revelar os títulos específicos dos livros que lê, mas indicou que “seus interesses são muito amplos”.

O Papa emérito se mantêm atualizado aos fatos da atualidade e normalmente acompanha as notícias em italiano, exceto quando é visitado por seu irmão, quando os dois assistem as notícias em alemão. Além disso, lê diariamente o jornal oficial da Santa Sé, L’Osservatore Romano, e consulta outras fontes de informação.

Sobre a procedência de suas visitas, Dom Gänswein explicou que se trata de pessoas de “diferentes nações, diferentes idades, diferentes profissões”, além de conhecidos de muitos anos. “Há tantos pedidos que ele deveria trabalhar tempo extra”, brincou o Prefeito. O Papa emérito celebra a Missa nas manhãs e no domingo prega uma homilia para os habitantes da pequena residência, a qual é ouvida com atenção mas não é registrada por escrito nem existem planos de publicação de seus conteúdos. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas