Gaudium news > Pais denunciam a exclusão de católicos em escola pública de Nova York

Pais denunciam a exclusão de católicos em escola pública de Nova York

Nova York – Estados Unidos (Sexta-feira, 31-03-2017, Gaudium Press) 207 estudantes católicos que pediam admissão na Maspeth High School do Queens, Nova York, Estados Unidos, não foram incluídos no sorteio de vagas disponíveis, o que produziu fortes críticas ao diretor da escola. A escola outorga uma prioridade de admissão aos estudantes que vivem perto da escola, como foi o caso dos estudantes provenientes de escolas católicas dos quais não foi reconhecida a prioridade.

Pais denunciam a exclusão de católicos em escola pública de Nova York.jpg

A reação dos pais de família motivou o Departamento de Educação da cidade de Nova York programar um sorteio de 66 novas vagas, solução que foi qualificada como insuficiente. O presidente da Associação Civil Juniper Park pediu a abertura de uma investigação, já que em uma conversa telefônica o diretor da escola havia dito que as escolas paroquiais eram um “problema” porque significavam menos alunos para as escolas públicas e, portanto, menos financiamento.

Os pais de família, por sua vez, consideram pedir um novo sorteio geral de todas as vagas. “Estou muito irritado”, comentou Jimmy Guarneri, um dos pais, que se viu forçado a inscrever seu filho Michael em uma escola particular, mas afirmou ter dificuldades para pagar o ensino apesar de trabalhar em dois empregos.

A solução de idealizar um segundo sorteio foi contraproducente, porque significou que a maioria dos estudantes foram rejeitados em duas oportunidades. Um dos pais de família expôs aos meios que seu filho geralmente não chora, mas que em uma semana chorou duas vezes por sua dupla rejeição para o ingresso na escola. “Necessito desta escola para o bem estar, segurança e saúde do meu filho”, afirmou. “Procuro um lugar. Quero o que é correto”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas