Gaudium news > Vaticano: Papa promove alterações para valorizar papel dos Santuários

Vaticano: Papa promove alterações para valorizar papel dos Santuários

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 03-04-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco promoveu uma alteração na organização da Santa Sé. A alteração visa aumentar a atenção que a Igreja Católica dedica aos santuários de todo o mundo.

Vaticano Papa promove alterações para valorizar papel dos Santuários.jpg

A mudança anunciada promove a transferência das competências sobre os santuários para o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização. A relação entre a Santa Sé e os santuários católicos de todo o mundo, até agora, era supervisionada pela Congregação para o Clero.

“Motu Proprio”

O Papa anunciou sua decisão através de uma Carta em forma de ‘Motu Proprio’ a qual ele inicia afirmando que “o Santuário possui na Igreja um “grande valor simbólico e, ser peregrinos, é uma profissão de fé genuína”.

O Pontífice explica que os santuários, “apesar da crise de fé” no mundo contemporâneo, continuam a ser vistos como “espaços sagrados para onde ir em peregrinação”, locais onde procura-se encontrar “um momento de pausa, de silêncio e de contemplação na vida tantas vezes frenética” dos dias de hoje.

Francisco destaca em sua Carta Apostólica o “grande valor simbólico” dos santuários e da peregrinação e mostra que a peregrinação é um ato de Fé que mobilizou milhões de fiéis ao longo dos séculos conduzindo-os aos lugares sagrados onde Jesus viveu; aos túmulos dos Apóstolos e aos locais que se relacionam com a Santíssima Virgem.

No documento divulgado na manhã de sábado, o Santo Padre sublinha a importância de se dar atenção à “fé simples e humilde” dos fiéis, que nas peregrinações e nos santuários encontram formas de manifestar a sua devoção.

O novo documento pontifício destaca ainda o acolhimento que é oferecido nos santuários aos “doentes, pobres, marginalizados e pessoas necessitadas”.

Piedade popular e Nova Evangelização

Por isso, devido à piedade popular e querendo favorecer o desenvolvimento da pastoral nos Santuários da Igreja, o Santo Padre decidiu transferir, ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, as competências, que até agora eram atribuídas à Congregação para o Clero.

Portanto, o Papa Francisco estabelece as tarefas do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, entre as quais a criação de novos Santuários e a aprovação dos seus estatutos; criar instrumentos para favorecer a evangelização e a religiosidade popular; promover encontros nacionais e internacionais para a renovação da pastoral da piedade e devoção popular; dar assistência espiritual e eclesial aos peregrinos e, enfim, dar maior valor cultural e artístico aos Santuários. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas