Gaudium news > Centenário Aparições de Fátima: Fotografias vencedoras de Concurso serão publicadas

Centenário Aparições de Fátima: Fotografias vencedoras de Concurso serão publicadas

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 05-04-2017, Gaudium Press) O Santuário de Fátima, em ´Portugal, realizou durante todo o ano de 2016 um Concurso que premiaria fotografias inscritas no Prêmio de Fotografia do Centenário das Aparições. O resultado saiu em novembro último e agora as fotos serão publicadas.

O Concurso foi criado dentro do contexto do Centenário das Aparições e teve em conta a estreita relação da fotografia relacionada com Fátima, tanto de ontem quanto de hoje. Levou-se em conta a importância desta arte para a cultura contemporânea. Participaram do concurso cerca de 70 candidatos, oriundos de diferentes nacionalidades.

Categorias dos Prêmios – Vencedores

Centenário Aparições de Fátima Fotografias vencedoras de Concurso serão publicadas.png

Os prémios foram atribuídos por categorias. Na categoria “Retrato humano”, a fotografia vencedora é da autoria de João Torcato de Sousa, de Espite.

Na categoria “Paisagem”, o prémio foi atribuído ao trabalho fotográfico de José António Freitas Guimarães, de Vizela e o júri atribuiu quatro menções honrosas, a António Carlos Pereira da Costa, Ricardo João Caetano dos Santos Perna e a dois trabalhos de Rui Duarte Silva.

Em “Espiritualidade e mensagem: práticas e ritualidade”, o júri deliberou a atribuição do prémio da categoria, ex aequo, a fotografias de António Carlos Pereira da Costa, de Vila Nova de Gaia, e Ricardo Miguel Couto Ferreira Catarro, de Almeirim.

Na categoria “Fotonarrativa”, a vitória foi atribuída também a obras de dois autores, ex aequo, pela grande qualidade de ambos os portefólios: Rui Duarte Silva, de Mindelo, e Javier Arcenillas, de Madrid.

O Juri

O júri foi composto pelos reconhecidos fotógrafos Fernando Guerra, Rui Ochoa, Inês d’Orey, Paulo Catrica, e José Soudo, pelo diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, e pelo Reitor do Santuário de Fátima, Pe. Carlos Cabecinhas, que presidiu o júri.

A iniciativa evidenciou a convicção do Santuário de Fátima de que a arte fotográfica constitui um «privilegiado e relevante contributo» para uma interpretação de Fátima sob diversos pontos de vista.

Em http://observador.pt/2017/03/31/fotografias-fatima-pela-lente-dos-peregrinos/ , todas as fotos premiadas podem ser apreciadas. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Boletim Santuário de Fátima)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas