Gaudium news > Cardeal Osoro abençoa refeitório social São José em Madri

Cardeal Osoro abençoa refeitório social São José em Madri

Madri – Espanha (Quarta-feira, 05-04-2017, Gaudium Press) No último domingo, o Cardeal Arcebispo de Madri, Dom Carlos Osoro, se dirigiu à paróquia São Raimundo Nonato, em Madri, Espanha, para abençoar as novas instalações do refeitório social São José, que faz parte da Obra Social Familiar Álvaro del Portillo. O refeitório oferece 230 refeições diárias e dele se beneficiam por volta de 1.500 pessoas.

Cardeal Osoro abençoa refeitório social São José em Madri.jpg

Antes da bênção, o Cardeal Osoro celebrou uma Missa na Paróquia. Na homilia, explicou que “muita gente vive em uma morte e necessita uma voz que os levante e os ressuscite”. “E isto é o que fazeis na paróquia com o refeitório, que é levantar essa gente caída, que está em uma morte espiritual, na escuridão e com essa voz de Cristo se lhes levanta”, disse.

A origem do refeitório e da Obra Social Familiar Álvaro del Portillo remonta a 1934, quando o antigo prelado do Opus Dei descia com vários amigos à paróquia São Raimundo Nonato que nesse então ficava nos arredores de Madri. Ali ia “dar catequese, orientava as famílias, repartiam medicamentos”. Uma vez “levou às crianças que haviam ficado sem pais porque estavam no cárcere a um albergue. Digamos que faziam de tudo, o que fosse necessário. Ajudavam em todos os sentidos”, explica o Padre José Manuel Horcajo, pároco na atualidade de São Raimundo.

O refeitório

“Vimos que havia muitas pessoas no bairro que não tinham coberta uma necessidade básica como é comer”, explica o Padre Horcajo. Então começamos a oferecer refeições “de forma precária” na paróquia. O serviço foi crescendo, depois se alugou um local para atendê-lo e finalmente se constroem as novas instalações abençoadas no domingo pelo Cardeal.

As obras duraram por volta de seis meses, e nelas colaboraram por volta de 300 voluntários. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas