Gaudium news > Cristo que muda de expressão é centro da Semana Santa em Aveiro

Cristo que muda de expressão é centro da Semana Santa em Aveiro

Aveiro – Portugal (Quinta-feira, 06-04-2017, Gaudium Press) De 7 a 16 de abril a Câmara Municipal de Aveiro organiza o programa “Páscoa / Semana Santa Aveiro 2017” com a realização de várias iniciativas.

Cristo que muda de expressão é centro da Semana Santa em Aveiro.jpg

O Cristo crucificado do Coro Alto do Museu de Aveiro/Santa Joana será o grande destaque da programação religioso-cultural para a Semana Santa.

Cristo Crucificado

A escultura do Cristo Crucificado é um dos ícones mais relevantes do acervo de peças da escultura portuguesa.

Sua origem está para além de 1481 quando a Princesa Santa Joana fez o voto particular e simples de castidade, diante deste Crucifixo.

Ele vem, portanto, dos princípios do século XV, com suas características ainda góticas, em tamanho natural e esculpido em madeira. Ele esteve presente na procissão de início da clausura conventual do Mosteiro, em 1465.

Este belo crucifixo não se destaca apenas por sua raridade, antiguidade e dimensões: ele tem ainda uma característica que o distingue e é única.

Conforme a posição de quem o vê, a face do crucificado muda de expressão. Seu semblante aparenta, de um lado, estar sorridente: é a Face do Sorriso de Cristo. Do ouro lado, ele está triste e com olhos cerrados: é a Face da Agonia de Cristo.

Programação Christus Facies

Na página da internet da Câmara Municipal de Aveiro informa-se que serão promovidas pela edilidade outros eventos ligados à Semana Santa.

Haverá visitas, conferências e exposições, apresentações musicais tudo em consonância com o período da Semana Santa, dentro de uma programação denominada ‘Christus Facies’.

“Imagens da paixão, Tesouros do Museu de Aveiro | Santa Joana”

No programa “Páscoa/Semana Santa Aveiro 2017”, entre 7 e 16 de abril, serão várias as exposições que poderão ser visitadas, sempre remetendo para a Páscoa e Semana Santa de Aveiro.

Nesse âmbito, o Museu de Aveiro-Santa Joana promove a exposição “Imagens da paixão, Tesouros do Museu de Aveiro-Santa Joana”. Trata-se de uma exposição que apresenta as peças mais emblemáticas desta quadra de Páscoa e que se pretende que sejam apreciadas pelo público do Museu numa oportunidade e momento único.

Grande Visita às Igrejas de Aveiro

Nos dias 12, 13 e 14 de abril entre as 10.00 e as 12.45 horas, decorrerão, as primeiras grandes visitas ao Património Religioso de Aveiro.

Cada visita será centrada nos acontecimentos que, em Aveiro, enquadram as celebrações da Quaresma e em especial as da Semana da Paixão, suas histórias e particularidades.

As visitas saem da Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e de S. Gonçalinho, Igreja da Misericórdia, Sé, Museu de Aveiro – Santa Joana e Convento de Santo António e Ordem Terceira de S. Francisco.

No que diz respeito às Celebrações Religiosas que ocorrerão nas diferentes Igrejas e Paróquias de Aveiro destaca-se, na Sexta-feira Santa, dia 14 de abril, a Procissão do Enterro do Senhor, com saída marcada às 21.30 horas da Igreja Nossa Senhora da Apresentação. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas