Gaudium news > Bispo Português: "Sem Páscoa não há vida, não há futuro"

Bispo Português: "Sem Páscoa não há vida, não há futuro"

Beja – Portugal (Sexta-feira, 07-04-2017, Gaudium Press) Dom João Marcos, bispo de Beja, Portugal, escreveu uma mensagem para sua diocese, tendo em vista a Semana Santa que logo se inicia. E o prelado convida seus diocesanos a celebrar o novo tempo litúrgico a partir já do Domingo de Ramos.

Dom João Marcos afirmou que “sem Páscoa não há futuro” na sociedade atual, onde “parece que Deus sobra”.

Para o bispo de Beja, “Anunciar a Páscoa neste nosso contexto, convidar pessoas para celebrarem a Morte e a Ressurreição de Jesus […] é quase como tentar vender roupas de verão no pico do inverno ou apregoar chapéus-de-chuva no deserto, onde não chove”.

Dom João Marcos convida a dar importância “ao que é importante” e alerta para as “idolatrias de sempre” e para as “superstições de novo reabilitadas”. Ele frisa também que, apesar dos tempos serem outros, o faraó do Egito, símbolo bíblico de opressão sobre a humanidade, é “o mesmo de sempre”, não mudaram os seus “desígnios sinistros” mas, agora são usados “métodos mais sofisticados e eficazes”:

Bispo Português Sem Páscoa não há vida, não há futuro.jpg

“Trocou o rigor do chicote pelo conforto, a fome e o racionamento pela abundância de bens materiais e disfarça a mesma dura servidão e manipulação dos escravos oferecendo-lhes, de bandeja, as mais amplas liberdades individuais”, desenvolveu.

“Egito” deslumbrante

Em nome dos “superlativos direitos do indivíduo”, o ‘faraó’ de hoje, para garantir o bem-estar presente incentiva “o egoísmo, a gula, a luxúria e a esterilidade” destruindo a família e inviabiliza o futuro, diz Dom João Marcos.

Para o bispo, “nunca dantes se viu no mundo algo comparável a este Egito deslumbrante, a esta terra da abundância e de todas as liberdades, a este magnífico Eldorado”, classificado por ele como “um engodo e sumamente precárias”.

Necessidade da Páscoa

Na sua mensagem, o bispo de Beja sublinha que a Páscoa é necessária para que “haja futuro” porque as pessoas anestesiadas não reparam nos “muitos sinais de desagregação do tecido social”, nem avaliam os custos criminosos e as consequências desastrosas da “embriaguez coletiva”. E foi severo ao afirmar que o homem ficou “completamente analfabeto” quanto à vida espiritual porque para “dominar e transformar o mundo” o homem ocidental “vendeu a alma ao diabo por um prato de lentilhas”:

“Não digas que não tens tempo. Sê inteligente, não inventes desculpas, sê bom para ti mesmo! Vem celebrar a Páscoa conosco”, convidou Dom João Marcos em sua mensagem aos diocesanos.

Aclamar Cristo como Rei e Senhor – praticar a verdadeira caridade

O tempo litúrgico da Quaresma está chegando ao seu termo e o bispo de Beja deseja mobilizar todos e cada um dos católicos da diocese para “aclamar Cristo Rei e Senhor” na procissão da celebração do Domingo de Ramos.

É claro também em sua Mensagem a expressão de seu desejo de que, a partir da Quinta-feira Santa, quando é inaugurado o Tríduo Pascal, todos os fiéis possam, com o desenrolar das cerimônias, “aprender a praticar a verdadeira caridade fraterna”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas