Gaudium news > Consistório determinará data e local da canonização de Francisco e Jacinta

Consistório determinará data e local da canonização de Francisco e Jacinta

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 11-04-2017, Gaudium Press) O Serviço de Imprensa da Santa Sé comunicou hoje que o Consistório marcado para o dia 20 de abril reunirá os Cardeais com o Santo Padre, no Palácio Apostólico do Vaticano, às 10:00 daquele dia.

Consistório determinará data e local da canonização de Francisco e Jacinta.jpg

Entre outras decisões, este Consistório determinará a data e o local da canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto.

Desde o dia 23 de março a Santa Sé anunciou a aprovação pelo Papa Francisco do milagre necessário para que pudesse ser realizada a canonização dos pequenos pastores Francisco (1908-1919) e Jacinta (1910-1920).

Já no ano 2000 os dois irmãos tornaram-se os mais jovens beatos não-mártires da história da Igreja Católica. Segundo o testemunho reconhecido pela Igreja Católica, eles presenciaram as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e arredores, entre maio e outubro de 1917, há cem anos. A festa litúrgica dos beatos portugueses coincide com a data da morte de Jacinta Marto (20 de fevereiro).

A canonização é a confirmação, por parte da Igreja, que um fiel católico é digno de culto público universal (no caso dos beatos, o culto é diocesano) e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

Outras decisões do Consistório

Durante o próximo Consistório, os cardeais abordarão também outros processos de canonização.

Consistório determinará data e local da canonização de Francisco e Jacinta (2).png

Entre estes processos encontra-se o referente aos denominados “protomártires do Brasil”, mortos nas perseguições anticatólicas, do século XVII, por tropas protestantes holandesas.

O local dos martírios, no território da atual arquidiocese de Natal , estava, na ocasião do massacre, sob jurisdição do coroa portuguesa.

O martírio deu-se em 16 de julho de 1645 e 3 de outubro de 1645. Foram martirizados os padres André de Soveral e Ambrósio Francesco Ferro, além do leigo Mateus Moreira e outros 27 companheiros.

A beatificação dos Protomártires do Brasil foi realizada no Vaticano, no Vaticano, a 5 de março de 2000, por João Paulo II que os apresentou como “as primícias do trabalho missionário, os protomártires do Brasil”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas