Gaudium news > Missa dos Santos Óleos acontece na Catedral Metropolitana de Natal

Missa dos Santos Óleos acontece na Catedral Metropolitana de Natal

Natal – Rio Grande do Norte (Quarta-feira, 14-04-2017, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de Natal acolherá nesta quinta-feira, 13 de abril, às 8h, a Missa do Crisma, também chamada de Missa dos Santos Óleos.

 Missa dos Santos Óleos acontece na Catedral Metropolitana de Natal.jpg
Bênção dos óleos, na Missa do Crisma, em 2016 | Foto: Cacilda Medeiros/Arquidiocese de Natal

Na ocasião, a cerimônia será presidida pelo Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha e concelebrada por aproximadamente 200 sacerdotes arquidiocesanos. Também haverá a participação de cerca de 80 diáconos, bem como religiosos, seminaristas e fiéis leigos.

Ainda na celebração, Dom Jaime abençoará três potes com óleo, que serão usados ao longo de todo o ano nas paróquias e na administração dos sacramentos do batismo, crisma e unção dos enfermos.

Significado dos Santos Óleos

Óleo do Crisma: mistura de óleo de oliveira e bálsamo do Oriente, significa a plenitude do Espírito Santo, revelando assim que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. Também é usado no Sacramento da Confirmação (Crisma). A cor que representa esse óleo é o branco. Desta forma, a ampola ou pote que o contém é revestida de um véu branco.

Óleo dos Catecúmenos: catecúmenos são aqueles que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu que reveste a ampola que o contém é vermelha.

Óleo dos Enfermos: usado no Sacramento dos Enfermos. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor, e, inclusive, a morte, se for a vontade de Deus. A cor do véu que sobre a ampola é roxa. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Natal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas