Gaudium news > Igreja Católica no Brasil celebra a nomeação de novos bispos

Igreja Católica no Brasil celebra a nomeação de novos bispos

Redação (Quarta-feira, 19-04-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco anunciou algumas mudanças no episcopado brasileiro. A começar pela nomeação do novo Bispo Prelado da prelazia territorial de Itacoatiara (AM), o Padre José Ionilton Lisboa de Oliveira, até então Vigário Paroquial de Nossa Senhora da Conceição, na Diocese de Serrinha (BA).

Igreja Católica no Brasil celebra a nomeação de novos bispos.png

Em seguida, nomeou o Padre Bruno Elizeu Versari, do clero da Arquidiocese de Maringá (PR), como novo Bispo Coadjutor de Campo Mourão (PR). O sacerdote exercia o cargo de pároco da Paróquia Santa Maria Goretti, em Maringá.

Além disso, o Papa fez duas transferências no episcopado brasileiro, nas quais designou Dom Vilsom Basso como novo bispo da Diocese de Imperatriz (MA), transferindo-o do bispado de Caxias do Maranhão; e Dom Francisco Carlos Bach, então Bispo da Diocese de São José dos Pinhais (PR), para a Diocese de Joinville (SC).

Dom José Ionilton

Nascido em Araci, na Arquidiocese de Feira de Santana, na Bahia, estudou Filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista, e Teologia na Faculdade Benedetina Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro.

Emitiu a profissão religiosa em 21 de janeiro de 1990 e foi ordenado sacerdote em 19 de janeiro de 1992. No decorrer do seu ministério, desempenhou atividades diversas, entre elas, Membro do Conselho Presbiteral de Vitória da Conquista.

Dom Bruno Elizeu Versari

Oriundo de Cândido Mota, Diocese de Assis, em São Paulo, cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUC-PR) entre 1981 e 1983 e Teologia no Instituto Paulo VI em Londrina de 1984 a 1987. Em seguida, especializou-se em Bíblia na Pontifícia Universidade Católica de Maringá.

Mais tarde, foi ordenado sacerdote em 3 de janeiro de 1988 e foi incardinado na Arquidiocese de Maringá. Atualmente, além de ser pároco da Paróquia Santa Maria Goretti em Maringá, é Diretor da Rádio arquidiocesana desde 2015.

Dom Vilsom Basso

Esteve à frente da Diocese de Caxias do Maranhão desde que foi nomeado bispo em 2010. Agora, mesmo com o recente anúncio de sua transferência a Diocese de Imperatriz (MA), continuará exercendo seu cargo de presidente da Comissão Episcopal da Pastoral para a Juventude da CNBB.

Dom Francisco Carlos Bach

O novo bispo da Diocese de Joinville também exerce cargos dentro da CNBB: é Membro da Comissão para os Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância e Secretário do Conselho Episcopal do Regional Sul 2, que abrange o Estado do Paraná. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas