Gaudium news > “A Misericórdia é a pedra angular na vida de fé”, afirma Francisco no Domingo da Misericórdia

“A Misericórdia é a pedra angular na vida de fé”, afirma Francisco no Domingo da Misericórdia

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 24-04-2017, Gaudium Press) Antes da recitação da oração do “Regina Coeli” , que substitui o Angelus durante o período Pascal, o Papa Francisco dirigiu-se aos milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro e explicou que, na tradição da Igreja, o segundo domingo do tempo Pascal tinha a denominação de “domingo in albis”. Uma expressão carregada de simbologia que evocava o rito do batismo na Vigília de Páscoa e a veste branca ofertada para a ocasião.

A Misericórdia é a pedra angular na vida de fé, afirma Francisco no Domingo da Misericórdia.jpg

No passado, esta veste era usada por uma semana, até o domingo in albis, quando era retirada, e os neófitos iniciavam sua nova vida em Cristo e na Igreja.

No Jubileu do Ano 2000, São João Paulo II tomou a iniciativa de fazer uma mudança na terminologia e dedicou o II domingo de Páscoa à Divina Misericórdia. Daí, o “domingo in Albis” passou a ser denominado como “domingo da Misericórdia” .

Perdão dos pecados e Misericórdia

Nesse domingo, segundo após a ressurreição de Jesus, a misericórdia se apresenta como perdão dos pecados, como traz a narração do Evangelho determinado pela liturgia deste domingo.

Francisco comentou que Cristo diz aos seus discípulos: “A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados”; e transmitiu à sua Igreja, como primeira tarefa, a missão de levar a todos o anúncio concreto do perdão.

A Misericórdia ajuda na compreensão do mistério de Deus…
A experiência da misericórdia, disse o Pontífice, abre a porta da mente para compreender melhor o mistério de Deus e da nossa existência pessoal:

“Faz entender que a violência, o rancor, a vingança não têm qualquer sentido, e a primeira vítima é quem vive desses sentimentos, porque se priva da própria dignidade. “

…abre a porta do coração

Francisco ressaltou que a misericórdia abre também a porta do coração e permite expressar a proximidade sobretudo aos que estão sós e marginalizados, porque os faz sentir irmãos e filhos de um só Pai:

“A misericórdia aquece o coração e o torna sensível às necessidades dos irmãos com a compartilha e a participação. A misericórdia, enfim, compromete todos a serem instrumentos de justiça, de reconciliação e de paz.

Pedra angular na vida da Fé

Jamais nos esqueçamos que a misericórdia é a pedra angular na vida de fé, e a forma concreta com a qual damos visibilidade à ressurreição de Jesus. “

Depois de rezado o Regina Coeli, o Papa ainda saudou os devotos da Divina Misericórdia, retribui os votos de feliz Páscoa que recebeu de milhares de fiéis, após lembrar a beatificação do Padre Luís Antônio Rosa Ormières, em Oviedo, na Espanha, local de origem do novo Beato. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas