Gaudium news > Histórica primeira Missa em Brasília será recordada após 60 anos

Histórica primeira Missa em Brasília será recordada após 60 anos

Brasília (Quinta-feira, 27-04-2017, Gaudium Press) A primeira Missa realizada a Capital Federal aconteceu em 3 de maio de 1957.

Histórica primeira Missa em Brasília será recordada após 60 anos.jpg

Passados 60 anos, este fato histórico será rememorado durante cerimônia presidida pelo Arcebispo emérito, Cardeal Dom José Freire Falcão, no próximo dia 3 de maio, às 10h, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida.

Desde 2008, a Arquidiocese de Brasília relembrava este fato histórico com uma Missa na Praça do Cruzeiro. Contudo, a partir de 2014, a realização desta solenidade foi transferida para a Catedral.

O Distrito Federal teve sua primeira celebração eucarística presidida pelo Cardeal Carlos Camelo de Vasconcelos Motta, a convite do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek.

Naquela ocasião, a cerimônia teve lugar na Praça do Cruzeiro, ponto mais alto do Planalto Central, e marcou assim o início da construção de Brasília. Também nesta primeira Missa, a Capital Federal acolheu a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que era preservada até então na Catedral.

Vale lembrar que a cruz de madeira usada na celebração de 60 anos atrás encontra-se exposta até hoje na Catedral.

“Hoje é o dia de Santa Cruz. Dia em que Brasília, ontem apenas uma esperança e hoje entre todas a mais nova das filhas do Brasil, começa a erguer-se, integrada no espírito cristão, causa, princípio fundamento da nossa unidade nacional; dia em que Brasília se torna autenticamente brasileira. Porque desde as suas origens o Brasil existe com a presença de Cristo. Este é o dia do batismo do Brasil novo. É o dia da esperança, o dia da ressurreição da esperança. É o dia da cidade que nasce. Plantamos, com o Sacrifício da Santa Missa, uma semente espiritual neste sítio que é o coração da Pátria. Seja-me permitido formular uma ardente súplica, neste momento: que Nossa Senhora da Aparecida, a Padroeira do Brasil e Madrinha de Brasília, vele por esta cidade que surge, resguarde os que a vierem habitar, volva os olhos benignos para os homens públicos que daqui deverão dirigir esta Nação, a fim de que eles honrem os nossos maiores e sirvam condignamente as gerações futuras. Que Brasília se modele na conformidade dos altos desígnios do Eterno; que a Providência faça desta nossa terrestre um reflexo da cidade de Deus; que ela cresça sob o signo da Caridade, da Justiça e da Fé”, disse Juscelino Kubitschek, ao final da primeira Missa. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Brasília

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas