Gaudium news > Reaberta no Recife histórica capela para celebrações eucarísticas

Reaberta no Recife histórica capela para celebrações eucarísticas

Recife – Pernambuco (Sexta-feira, 05-05-2017, Gaudium Press) Pertencente ao conjunto arquitetônico que compõe o Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife, a histórica capela dedicada a São Mateus reabrirá suas portas com a retomada das santas missas.

Reaberta no Recife histórica capela para celebrações eucarísticas.jpg

O local de batismo do abolicionista Joaquim Nabuco terá sua reabertura no próximo sábado, 6 de maio, às 15h30, com celebração eucarística conduzida pelo pároco da Paróquia Cristo Rei, do bairro da Cohab, Padre Osvaldo Lopes.

De acordo com o Padre Osvaldo, este “será um momento histórico e de muita alegria para a nossa paróquia, ter na área territorial este local histórico. Estamos nos organizando e preparando este momento especial de retomada das celebrações na capela e a efetivação de trabalhos pastorais no entorno do Engenho Massangana, onde há muito tempo existe uma comunidade católica, que agora passará a ter uma assistência mais permanente e atuante”.

Através do empenho da atual direção da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a capela, a partir desta cerimônia, retornará com suas atividades. Segundo o Padre Osvaldo, no local, já estão agendadas missas todos os primeiros e terceiros sábados de cada mês, sempre às 16h.

A capelinha encontrava-se há três anos com as atividades pastorais interrompidas, bem como as celebrações de missas regulares. Agora, com a retomada dos afazeres, o pároco pretende organizar para o dia de São Mateus, 21 de setembro, a tradicional festa do padroeiro, com o tríduo e procissão, envolvendo assim toda a comunidade local em uma festividade devocional.

“Pretendemos, em parceria com a Fundaj, despertar nos moradores do entorno o sentimento de pertença a esta comunidade, resgatando o apreço pelas tradições e despertando neles a autoestima”, explicou o sacerdote.

O Padre Osvaldo relatou, inclusive, que o seu sentimento com a retomada das atividades na capelinha São Mateus é o da ampliação da evangelização, fazendo a vontade de Deus com uma igreja em saída.

A capela de São Mateus é uma edificação situada no ponto mais alto dos dez hectares do terreno do Engenho Massangana, no Cabo de Santo Agostinho. Foi construída no final do século XVIII com a típica hierarquia arquitetônica dos engenhos de cana-de açúcar da época.

Outro detalhe curioso é que o templo abriga um museu, que reúne uma exposição de longa duração de objetos que remontam ao tempo em que foi edificada.

Para a primeira missa em 6 de maio, a Paróquia Cristo Rei e a direção da Fundaj estão oferecendo aos fiéis transporte coletivo, buscando facilitar o traslado da população católica das comunidades da igreja até o Engenho Massangana.

Conforme informa o site da Arquidiocese de Olinda e Recife, dois ônibus ficarão disponíveis ao público a partir das 14h, em frente à Igreja Matriz de Cristo Rei, no Cabo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas