Gaudium news > Cardeal de São Paulo é homenageado em seus dez anos de arcebispado

Cardeal de São Paulo é homenageado em seus dez anos de arcebispado

São Paulo (Segunda-feira, 08-05-2017, Gaudium Press) Centenas de fiéis, assim como leigos, lideranças pastorais e demais religiosos, compareceram a Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé) para homenagear o Cardeal Odilo Pedro Scherer pelos seus dez anos de ministério episcopal como Arcebispo de São Paulo.

Cardeal de São Paulo é homenageado em seus dez anos de arcebispado.jpg

Na ocasião, estiveram presentes os bispos auxiliares de São Paulo, além do Arcebispo de Sorocaba (SP), Dom Julio Endi Akamine, e Dom Joseph Gébara, bispo da Eparquia Greco Melquita.

Durante a Santa Missa na Catedral, o Cardeal Scherer, em sua homilia, fez memória ao dia de sua posse como Arcebispo de São Paulo. “Um momento particularmente forte para vida da Igreja de São Paulo e também para o Brasil, pois estávamos nos preparando para receber a visita do Papa Bento XVI, e também para a canonização de Santo Antônio de Sant’anna Galvão (São Frei Galvão). A Arquidiocese de São Paulo o acolheu em nome de todo o Brasil”, recordou, assim como os demais eventos ocorridos em 2007 considerados por ele marcantes.

Segundo Dom Odilo, esses dez anos de arcebispado é um tempo de reconhecimento da realidade da Arquidiocese de São Paulo, “de conhecer a riqueza e a amplidão da vida da Igreja que aqui se expressa de múltiplas formas, quer nas suas paróquias e comunidades, mas também nas múltiplas organizações da vida eclesial aqui em São Paulo. Nas muitas iniciativas da presença da Igreja na sociedade, seja através da presença aos necessitados, na assistência social, na saúde, na cultura”.

O Cardeal comentou ainda que a vida da Igreja em São Paulo é muito rica, repleta de expressões de vida eclesial, que são resultantes de um longo trabalho da Arquidiocese. Depois, ressaltou os trabalhos dos bispos anteriores que já passaram pela Arquidiocese e Diocese de São Paulo, desde 1745, como o Cardeal Cláudio Hummes e o Cardeal Paulo Evaristo Arns, falecido em dezembro de 2016.

Sobre a cidade de São Paulo, o Dom Odilo disse que todos os fiéis são chamados a ser testemunhas de Jesus Cristo e a testemunhar que Deus habita esta cidade. “Somos testemunhas da boa notícia e do bom testemunho, da caridade, da justiça e da solidariedade. Da valorização da vida e da valorização de cada pessoa, mesmo quando ela não é valorizada pela sociedade”.

O purpurado aproveitou a oportunidade para agradecer os bispos auxiliares pelo trabalho desempenhado nas regiões episcopais, bem como aos padres que estão à frente de diversas paróquias e comunidades, aos religiosos, consagrados, missionários e leigos pertencentes à associações e movimentos com diversos carismas. Também convidou os cristãos católicos a participarem do primeiro sínodo da Arquidiocese de São Paulo, que será convocado oficialmente em 9 de junho próximo, na Festa de São José de Anchieta.

Ao final da celebração eucarística, o Cardeal recebeu homenagens vindas de representantes dos cônegos catedráticos, dos bispos auxiliares, das religiosas e consagradas e dos leigos. Após este momento, solicitou que continuassem rezando por ele e por todo o clero. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas