Gaudium news > “Gostaria de visitar Aparecida”, garante Papa em Mensagem ao CELAM

“Gostaria de visitar Aparecida”, garante Papa em Mensagem ao CELAM

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 10-05-2017, Gaudium Press) Dirigindo uma mensagem aos bispos de toda a América Latina, que estão reunidos na Assembleia do Conselho Episcopal Latino-americano, CELAM, em São Salvador, El Salvador, de 9 até o próximo dia 12 de maio, o Papa Francisco afirmou que “Gostaria de poder visitar o Santuário de Aparecida”, no Brasil.

Gostaria de visitar Aparecida, garante Papa em Mensagem ao CELAM.jpgA mensagem enviada pelo Santo Padre é inteiramente inspirada na Padroeira do Brasil, que neste ano de 2017 são celebrados os seus 300 anos desde que foi encontrada nas águas o Rio Paraíba, no Estado de São Paulo.

Escola de discipulado

Afirmando que Aparecida é “uma escola de discipulado”, o Pontífice destaca três aspectos daquele acontecimento histórico e religioso, iniciando por falar dos pescadores que encontraram a imagem e que, segundo ele tratava-se de “Um grupo de homens que sabiam enfrentar as incertezas do rio, que viviam na insegurança de não ter o que levar para seus filhos. Conheciam a ambivalência entre a generosidade do rio e a agressividade de suas ondas e a inclemência de um dos pecados mais graves que castiga nosso continente: a corrupção. A corrupção, como um câncer, está corroendo a vida cotidiana dos povos”.

A Mãe e o encontro

O segundo aspecto é a Mãe. “No relato de Aparecida, a encontramos suja de lama no rio. Ali ela esperava seus filhos, em meio a suas lutas e anseios. Maria estava ali, onde os homens tentam ganhar suas vidas”.

Francisco, a seguir, trata do encontro da Imagem. Ela foi limpada, restaurada e os pescadores a levaram para casa, um lar aonde os moradores da região iam encontrá-la: “Esta presença se fez comunidade, Igreja. As redes não se encheram de peixes, se transformaram em comunidade”.

Na mensagem aos bispos latino americanos do CELAM, Papa recordou que no terceiro centenário de Aparecida, somos chamados a escutar e aprender o que aquele acontecimento continua a nos dizer:

“Aparecida não traz receitas, mas chaves, critérios, pequenas grandes certezas para iluminar e sobretudo, acender o desejo de nos despojar de todo o desnecessário e voltar às raízes, ao essencial, à atitude que fez de nosso continente a terra da esperança. Aparecida renova nossa esperança em meio a tantas inclemências”, frisa o Papa.

Convite aos Bispos

Francisco continua sua mensagem convidando os bispos latino-americanos a aprender a escutar e conhecer o Povo de Deus, dando-lhe a importância e o lugar merecidos.

“Isto significa despojar-nos de nossos preconceitos, racionalismos e esquemas funcionalistas para conhecer como o Espírito atua no coração deste homens e mulheres. Como temos a aprender da fé desta gente”.

Para Francisco, se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e a consolação da amizade com Jesus Cristo, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem um horizonte de sentido e de vida. E, para concluir, ele lembrou que:

“Na medida em que nos envolvermos com a vida de nosso povo fiel e sentirmos a profundidade de suas feridas, podemos ver, sem filtros clericais, o rosto de Deus”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas