Gaudium news > Vaticano emite moeda comemorativa com as imagens dos Santos Pedro e Paulo

Vaticano emite moeda comemorativa com as imagens dos Santos Pedro e Paulo

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 11-05-2017, Gaudium Press) Por ocasião do 1950º aniversário do martírio dos Santos Pedro e Paulo, o departamento numismático do Vaticano cunhará a partir do dia 1º de junho uma moeda comemorativa com as imagens dos padroeiros de Roma.

Vaticano emite moeda comemorativa com as imagens dos Santos Pedro e Paulo.png

A moeda, de um valor de 2 euros, mostra os perfis de ambos santos e os símbolos que os identificam: as chaves e a espada. O primeiro recorda a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 16, 18-19) quando Jesus disse a Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

O símbolo da espada fala da vida de São Paulo, que antes de converter-se em um fiel seguidor de Jesus e morrer no martírio, foi perseguidor dos cristãos.

O Vaticano, como estado soberano, pode cunhar moedas, mas habitualmente se limita a fazê-lo com fins comemorativos, como o é o 1950º aniversário dos Santos Pedro e Paulo.

Vaticano emite moeda comemorativa com as imagens dos Santos Pedro e Paulo (2).jpgAlém das moedas, a Cidade do Vaticano colocou em circulação desde o dia 04 de maio uma emissão filatélica que também recorda o martírio dos padroeiros da Cidade Eterna.

A edição filatélica dos 1950 anos do martírio é obra da artista Daniela Fusco, que incluiu os símbolos mais representativos dos Santos: na imagem de São Pedro, com um valor de 0.95 euros, é incluído meio rosto do Apóstolo sob o qual estão duas chaves paralelas, e o escudo da Santa Sé, enquanto que acima está uma Cruz que descreve como foi seu martírio. Também há um galo que recorda as três vezes que São Pedro negou a Jesus, o qual também é símbolo da fragilidade do ser humano e da ação misericordiosa de Deus.

No selo dedicado a São Paulo, com um valor de 1 euro, a artista representou ao padroeiro romano de perfil, incluindo dois símbolos: a espada, recordando seu momento como perseguidor dos cristãos e também a força da Fé; e o livro, para evocar as numerosas cartas que escreveu aos cristãos, que o identificam como o “Doutor das gentes”.

O martírio dos Santos Pedro e Paulo ocorreu em Roma no ano de 67 DC. O primeiro foi crucificado de cabeça para baixo, e o segundo decapitado, honra que somente se reservava aos cidadãos romanos que eram condenados à morte. A igreja na Cidade Eterna se cimenta nestes dois Santos, “que desde sempre os venera como patronos. Eles, anunciadores e testemunhas do Evangelho, selaram com o martírio sua missão de Fé e de caridade”, assinalou em uma ocasião o Papa Francisco. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas