Gaudium news > Papa oferece Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima

Papa oferece Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima

Fátima – Portugal (Sexta-feira, 12-05-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco ofereceu uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima, depois de rezar na Capelinha das Aparições, na Esplanada do Santuário.

Papa oferece Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima.jpg

A Rosa de Ouro é uma das distinções mais importantes concedidas exclusivamente pelo Papa a Santuários Marianos.

Indo até a Capela das Aparições, Francisco tocou os pés da imagem, fez o sinal da cruz, e logo iniciou uma oração em silêncio.

Rosa de Ouro

A Rosa de Ouro é uma verdadeira joia feita de prata, composta por uma base de mármore de cor rosa onde está um vaso, também feito em prata, e ostentando o brasão do Papa e portando três hastes de rosas e folhas. Pesa cerca de um quilo e mede aproximadamente 50 centímetros.

O Papa já havia referido a está distinção na videomensagem feita para os portugueses e divulgada na última quarta-feira: “Preciso de vos ter comigo, preciso da vossa união, física e espiritual. O importante é que seja de coração, para o meu bouquet de flores, a minha rosa de ouro”.

Francisco já distinguiu com a Rosa de Ouro, uma oferta tradicional dos Papas a santuário marianos, em julho de 2016, em Czestochowa, Polónia e, antes ele havia doado ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México e ao Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, em Cuba

Terceira Rosa de Ouro

O Santuário de Fátima já recebeu duas Rosas de Ouro, distinção criado em 1049 por Leão IX e que os Papas atribuem em reconhecimento de serviços prestados à Igreja ou à sociedade por personalidades e instituições católicas.

A primeira Rosa de Ouro do Santuário de Fátima foi concedida pelo Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1964, no fim da terceira sessão do Concílio Vaticano II, e entregue a 13 de maio de 1965 pelo cardeal Fernando Cento, legado do Papa.

Bento XVI foi o primeiro pontífice a entregar pessoalmente a Rosa de Ouro, durante a oração que recitou na Capelinha das Aparições, a 12 de maio de 2010. O gesto foi apresentado como como “homenagem de gratidão” a Nossa Senhora de Fátima.

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, também recebeu, em 8 de dezembro de 2004, uma Rosa de Ouro, atribuída pelo Papa João Paulo II, por ocasião do centenário da coroação da imagem de Nossa Senhora.

João Paulo II

São João Paulo II, que visitou o Santuário de Fátima em três ocasiões (1982, 1991, 2000) ofereceu a bala que o atingiu no atentado de 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro, ferindo-o com gravidade.

A oferta aconteceu em 25 de março de 1984, durante a cerimónia de consagração ao Imaculado Coração de Maria, com a presença no Vaticano da imagem venerada na Capelinha das Aparições; a bala seria posteriormente colocada na coroa dessa mesma imagem.

Presentes do Papa

Em Portugal, o Papa Francisco prestará ainda algumas homenagens. Presenteia uma imagem em mármore de São Francisco de Assis para a Base Aérea de Monte Real, um mosaico evocativo do centenário das aparições ao presidente da República Portuguesa, um quadro da Última Ceia, em madrepérola, para a Casa de Nossa Senhora do Carmo, um cálice e uma casula para o bispo de Leiria-Fátima e um cálice para a Nunciatura Apostólica. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas