Gaudium news > Exposição “Salve Maria” será inaugurada na Igreja de Vidro, no Rio de Janeiro

Exposição “Salve Maria” será inaugurada na Igreja de Vidro, no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Sexta-feira, 12-05-2017, Gaudium Press) A Paróquia São José da Lagoa, conhecida como a Igreja de Vidro, no bairro da Lagoa, Rio de Janeiro, recebe a exposição “Salve Maria”, de autoria do pintor Marco Velasquez. O trabalho resultante de uma pesquisa de mais de quatro anos por países do continente americano poderá ser apreciado pelo público de graça a partir deste sábado, 13 de maio, às 16h, quando será feita a abertura oficial da mostra com a presença do pároco do templo e curador, Padre Omar.

Exposição Salve Maria será inaugurada na Igreja de Vidro, no Rio de Janeiro.jpg

Em “Salve Maria”, o artista apresenta uma releitura da Última Ceia, pintada em 1498, por Leonardo Da Vinci, em que, ao invés da presença dos 12 apóstolos repartindo o pão com Jesus, há doze representações de Nossa Senhora, padroeiras de países das Américas.

O intuito principal da exposição, que fica em cartaz até 31 de julho próximo, é reconstruir um dos momentos bíblicos mais relevantes dentro da cultura cristã a fim de enfatizar a união dos povos, colocando em destaque o amor incondicional da Mãe de Jesus.

A obra completa (acrílica sobre tela, técnica mista – 1,31m x 10,50m) é composta por 13 quadros cada (131cm x 91cm), sendo uma imagem central do Sagrado Coração de Jesus perfilada por 12 imagens de Maria. A imagem sacra, historicamente pintada dentro de cânones de representação, principalmente após os adventos técnicos e matemáticos característicos da Renascença, é repensada por meio de técnicas oriundas das experimentações modernistas.

A invocação de cada imagem feita pelo artista tem características dos locais nos quais os milagres e aparições ocorreram. Segundo Marco Velasquez, o nome “Salve Maria” surgiu como uma luz após um momento de meditação. “Essa foi a saudação do Anjo Gabriel à Virgem Maria, quando anunciou que ela seria a Mãe do Salvador. O conceito de uma ‘Santa Ceia’ de ‘Marias’ é potente por si só: amplifica a mensagem de amor incondicional do feminino. É uma homenagem à Mãe do meu Mestre, a minha Mãe e a todas as Mães”, destacou.

O pároco da Igreja de São José da Lagoa, Padre Omar, acredita que a exposição é uma grande homenagem da Zona Sul carioca ao Ano Mariano. “É um presente para o Rio termos um trabalho tão bonito neste ano em que comemoramos o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, e também os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida”, declarou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas