Gaudium news > Fátima, História e Memória – Colóquio comemorativo dos 100 anos das Aparições

Fátima, História e Memória – Colóquio comemorativo dos 100 anos das Aparições

Fátima – Portugal (Terça-feira, 16-05-2017, Gaudium Press) Em parceria com a Academia Portuguesa de História, o Santuário de Fátima promove o evento histórico-religioso “Fátima, História e Memória – Colóquio comemorativo dos 100 anos das Aparições de Fátima”.

Fátima, História e Memória - Colóquio comemorativo dos 100 anos das Aparições.jpg

A iniciativa será acolhida pela Academia Portuguesa da História, em Lisboa, e pelo Centro Pastoral de Paulo VI, Fátima, nos dias 26 e 27 de maio.

A coordenação está a cargo da Presidente da Academia Portuguesa de História, Manuela Mendonça, e do Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

Explicação acadêmica

“Tendo consciência de que a Academia Portuguesa da História congrega académicos de diversas universidades e com diferente posicionamento relativamente ao fenómeno Fátima, o Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima lançou o desafio a esta importante Academia Nacional para, em parceria, levar a realização um colóquio evocativo dos 100 anos de Fátima.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo, porquanto se considera Fátima um tema muito importante na história do Portugal e do mundo contemporâneo”, explicou Marco Daniel Duarte, em declarações feitas na Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.

Marco Daniel, Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima afirmou ainda que “o colóquio trará abordagens diversificadas e de diversos quadrantes, provavelmente até com conclusões divergentes que merecem um debate científico em ordem a uma problematização de um acontecimento histórico que é complexo. As formações e as investigações que os diferentes autores que intervirão têm levado a cabo fazem prever que este colóquio seja um fórum muito frutífero para a historiografia de Fátima”.

O Evento em Lisboa e Fátima

No dia 26 de maio, a Academia Portuguesa da História, em Lisboa, acolhe o evento que contará coim a abertura do Secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, e do Reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas.

Seguem-se as comunicações de Marco Daniel Duarte, D. Carlos Azevedo, Cristina Sobral, Maria José Azevedo Santos, António Ventura, Luis Filipe Torgal, e José Poças das Neves.

No dia seguinte, a iniciativa ruma a Fátima, ao Centro Pastoral de Paulo VI. A abertura está à responsabilidade de D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima. Adriano Moreira, Sérgio Campos Matos, Paulo Fontes, Bruno Cardoso Reis, Maria Manuela Tavares Ribeiro, D. Manuel Clemente serão os encarregados das comunicações.

O encerramento do Colóquio vai ser feito pelos coordenadores: Marco Daniel Duarte e Manuela Mendonça.

A participação do Colóquio é gratuita e o transporte está assegurado aos participantes. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas