Gaudium news > Cada homem é uma história de amor que Deus escreve na Terra, diz Francisco na Audiência Geral

Cada homem é uma história de amor que Deus escreve na Terra, diz Francisco na Audiência Geral

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 17-05-2017, Gaudium Press) Nesta quarta-feira, 17 de Maio, como habitualmente faz, o Papa Francisco esteve na Praça São Pedro para a sua audiência geral.

Cada homem é uma história de amor que Deus escreve na Terra, diz Francisco na Audiência Geral.jpg

A Praça estava repleta de fiéis e peregrinos de vários países e o Papa deu continuidade à catequese que vem realizando sobre a esperança cristã.

Hoje Francisco tratou de Santa Maria Madalena e a considerou como sendo a Apóstola da esperança.

O Pontífice considerou a passagem do evangelista São João, quando ele narra a conversa de Jesus com Madalena, no domingo pela manhã, diante do túmulo vazio.

“Disse-lhe Jesus: ‘Mulher, porque choras? Quem é que procuras’. Ela julgou que se tratava do guarda do jardim e disse-lhe: ‘Senhor, se o levaste embora, diz-me onde é que o puseste e eu vou busca-lo’. Jesus disse-lhe: Maria! “
Maria Madalena virou-se e lhe disse em hebraico: “Rabbuni” que significa: “Mestre!”.

Ela encontrou o túmulo vazio

As santas mulheres iam ao túmulo de Jesus para completar o rito fúnebre que não tinha sido terminado no dia anterior por ser sábado. A primeira a chegar foi Maria Madalena que encontrou o túmulo vazio.

Seu primeiro pensamento foi de que alguém o havia roubado. Então ela foi narrar o acontecido aos apóstolos. A Ressurreição ainda não estava em suas cogitações.

Mas, disse o Papa, não convencida, ela volta novamente ao túmulo, com a tristeza redobrada: por causa da morte de Cristo e pelo inexplicável desaparecimento do seu corpo.

Tão preocupada e triste estava que não se deu conta de que o homem que se aproximara dela e permanecia de pé ao seu lado não era o jardineiro, mas sim Jesus, Ressuscitado. Só quando Jesus a chama pelo nome ela se dá conta de que Cristo ressuscitou…

Beleza do Encontro

Francisco comenta a beleza deste primeiro encontro do Ressuscitado com Santa Maria Madalena. Jesus chama Maria Madalena pelo nome, ele a conhece e conhece também suas dores e aflições. Isto quer significar que, em volta de Jesus, havia muitas pessoas que procuravam Deus, mas que antes, Deus que se preocupa da nossa vida:

“Cada ser humano é uma história de amor que Deus escreve sobre a Terra. Ele chama cada um de nós pelo próprio nome: conhece-nos por nome, olha para nós, nos espera, nos perdoa, é paciente conosco. É verdade, ou não é verdade? Cada um de nós tem esta experiencia”

Felicidade de Maria Madalena

O Papa continuou e recordou que os Evangelhos descrevem a felicidade de Maria Madalena ao sentir-se chamada pelo próprio nome, pois a ressurreição de Jesus não é uma alegria dada com conta-gotas: é algo que envolve profundamente. E isto é belo! –

Isso é belo! Foi a exclamação do Pontífice que com isso faz notar que Jesus não se adapta ao mundo, quer transforma-lo e realiza esta transformação com o mistério da Ressurreição.

O desejo de Santa Maria Madalena era de abraçar o Senhor. Porém, Jesus tinha pressa de ir para o Pai celeste e, assim, Maria que antes de encontrar Jesus estava sob o domínio do maligno, torna-se agora a apóstola da nova e maior esperança do mundo.

Ao concluir sua catequese, Francisco invoca a intercessão de Santa Maria Madalena para que nos ajude a viver nós também esta experiência:

“Na hora do pranto, na hora do abandono, escutar Jesus Ressuscitado que nos chama pelo nome, e com o coração cheio de alegria ir anunciar: “Vi o Senhor! “. Mudei de vida porque vi o Senhor. Agora sou diferente de antes, sou uma outra pessoa. Mudei porque vi o Senhor. Esta é a nossa força e esta é a nossa esperança, ” concluiu o Papa. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas