Gaudium news > Sejam pastores da ternura e do perdão, aconselha Papa aos Bispos Peruanos

Sejam pastores da ternura e do perdão, aconselha Papa aos Bispos Peruanos

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 17-05-2017, Gaudium Press) Os desafios da Igreja no Peru estiveram no centro do encontro do Papa Francisco, no Vaticano, com os Bispos peruanos, que realizam esta semana sua visita ad Limina.

Sejam pastores da ternura e do perdão, aconselha Papa aos Bispos Peruanos.jpg

Foi um diálogo intenso, de quase três horas, durante o qual o Papa ouviu os prelados e, por sua vez, falou com muita espontaneidade. Um encontro familiar, em que se falou das esperanças e das dificuldades do povo deste País sul-americano.

O Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima, que também se encontra em Roma com membros do Episcopado peruano, falou à Rádio Vaticano e afirmou que o Papa exortou o Episcopado peruano a “sair” em busca das pessoas, para estar perto das pessoas, que pedem pastores próximos aos seus problemas concretos.

Exortação, conselho, desafio

O Cardeal Cipriani destacou em suas palavras “uma notícia que nos enche de alegria”: o Papa manifestou o desejo de visitar o Peru, ainda em 2018, mas não fixou nenhuma data.

Contou também o Purpurado que o Santo Padre “nos exortou a cuidar da religiosidade popular que ele aprecia muito, assim como a piedade mariana e aquela da Santa Cruz”.

Além dessa exortação, o Cardeal disse que o Pontífice convidou aos bispos viver em unidade.
O seu conselho, portanto, foi “para nós um impulso apostólico e missionário rumo a uma pastoral da tolerância e do perdão”.

O nosso desafio – concluiu o Card. Cipriani – “é saber responder à grande pergunta sobre Deus que vem das pessoas”.

Os Bispos peruanos doaram ao Papa um quadro com uma pintura de São Martinho de Porres, religioso dominicano, filho de um nobre espanhol e de uma ex-escrava de origem africana, que viveu em Lima entre 1579 e 1639. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas