Gaudium news > Templo dedicado a São José Operário em Maceió (AL) celebra 70 anos

Templo dedicado a São José Operário em Maceió (AL) celebra 70 anos

Maceió – Alagoas (Quarta-feira, 17-05-2017, Gaudium Press) Instalada no bairro Fernão Velho, Setor Lagoa da Arquidiocese de Maceió, a Paróquia de São José Operário celebrou recentemente seus 70 anos de fundação.

 Templo dedicado a São José Operário em Maceió (AL) celebra 70 anos.jpg
Paróquia de São José Operário
Foto: Lucas Thaynan/Pascom Arquidiocese de Maceió

Para celebrar esta data, a igreja organizou festejos realizados durante dez dias, inspirados pelo tema “Com São José e Maria aprendamos a viver a espiritualidade cristã na família”.

A feste teve início com a Procissão da Bandeira, saindo da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, acompanhada das imagens dos padroeiros das quatro comunidades da paróquia (Goiabeira, ABC, Loteamento e Rio Novo).

No último dia das celebrações, a programação iniciou logo pela manhã com a reza do Santo Ofício. Depois, houve uma Missa Solene, celebrada pelo pároco da paróquia, Padre Marivaldo da Conceição, em comemoração aos 70 anos do templo dedicado ao Pai Nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Em seguida, o Padre Marivaldo passou a palavra ao Padre Givaldo Rocha, que durante sua homilia, sintetizou como a Igreja Católica instituiu o dia de São José em homenagem aos trabalhadores.

“É bem verdade que a festa de São José nós comemoramos no dia 19 de março, a solenidade propriamente dita. Porque São José entrou na história litúrgica a ser celebrado no dia 1º de maio? Muitas coisas temos a dizer, mas vou destacar algumas. 1º de maio já era comemorado pelas nações mundo afora como o Dia do Trabalhador, então o papa Pio XII, querendo dar um cunho, um timbre litúrgico e religioso a esta dimensão do trabalho então apresenta São José para o mundo católico como patrono do trabalhador”, destacou o sacerdote.

O Padre Givaldo ainda citou um trecho da bíblica para explicar a relação do trabalho com o castigo:

“Nós sabemos, pelo relato do Livro do Genesis, que o pecado impôs para o homem a um castigo em forma de trabalho. Uma vez que o homem peca, então Deus disse ‘De hoje em diante terás que trabalhar’. Trabalhar custa, é fadigoso, no entanto essa espécie de castigo ou mesmo maldição que veio em nossas costas em consequência do pecado será justamente eliminado do modo como Deus quis. Devemos criar novos contornos para isto”.

Ao longo da cerimônia, dezenas de homens de fé, de todas as idades, entraram na paróquia carregando cajados, fazendo referência ao Padroeiro, São José. Também foram homenageados todos os presbíteros que passaram pela história do templo.

Ao final da Santa Missa, o Padre Marivaldo fez a inauguração de uma placa, localizada na parte interior da igreja, marcando assim o 70º aniversário da paróquia.

No período vespertino, encerrando as festividades, a comunidade participou de uma procissão, que percorreu as ruas de Fernão Velho. Por fim, o público católico recebeu a bênção com o Santíssimo Sacramento. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Maceió

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas