Gaudium news > Santo Sudário é tema de exposição no México

Santo Sudário é tema de exposição no México

Cidade do México – México (Segunda-feira, 22-05-2017, Gaudium Press) Com 250 peças levadas da Europa foi inaugurada na Cidade do México a exposição “O Santo Sudário”, que poderá ser visitada até agosto na Catedral Metropolitana. O Cardeal Norberto Rivera, Arcebispo e Primaz do México, foi quem inaugurou a mostra.

Santo Sudário é tema de exposição no México.jpg

“Muitíssimo obrigado por trazer-nos este Santo Sudário e todos os elementos que nos ajudam a compreender melhor a Paixão de Cristo”, expressou o purpurado ao inaugurar a mostra que é de caráter itinerante, conta com 12 salas nas quais se explica o Santo Sudário e os diferentes estudos que na história recente foram realizados sobre a tela com a qual se acredita que se envolveu o corpo de Jesus após sua crucificação.

Entre os elementos de valor, a mostra conta com uma cópia digitalizada do Santo Sudário de Turim, onde se podem apreciar as marcas que ali ficaram estampadas e que falam de um homem que foi crucificado. Também há dois relicários do século XVI que contêm fragmentos de tecido com partículas de sangue, que segundo diversos estudos realizados, podem ser de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Entre as salas, há uma dedicada ao estudo com Radio Carbono 14, onde se explicam os erros que os cientistas cometeram em 1988 quando afirmaram que o tecido do Sudário era do século XIII ou XIV; outra ao estudo microscópico do pólen, com o qual os cientistas confirmaram a procedência do tecido, quer dizer Terra Santa, e os lugares por onde passou; e uma aos estudos tridimensionais que se efetuaram sobre a imagem.

Além disso, se incluem esculturas do corpo jazente de Jesus, sobre a forma como foi crucificado, os tipos de cravos utilizados na crucificação, assim como reproduções da lança que o atravessou, os látegos que utilizaram para flagelá-lo e da coroa de espinhos.

Durante a inauguração, o Cardeal Rivera assinalou que a mostra coincide com o anelo dos Bispos mexicanos para ir preparando o caminho dos 500 anos das aparições de Nossa Senhora de Guadalupe, que ocorrerão em 2031. Para o purpurado, tanto o Santo Sudário, como a Guadalupana são duas telas surpreendentes que possuem imagens milagrosas.

A exposição vem percorrendo o mundo desde o ano de 2012, começando pela Espanha. É uma mostra única, porque reúne de maneira excepcional todo o material oferecido por especialistas que por anos estudaram o mistério do Santo Sudário, agrupando diversos saberes, como a ciência forense, a área científica, códices, história, arqueologia, etc.

“O Santo Sudário roça a alma, desperta o coração e desafia a inteligência”, afirmou Álvaro Cruz curador da exposição. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas