Gaudium news > Museu da Basílica de Guadalupe abre extraordinária exposição mariana

Museu da Basílica de Guadalupe abre extraordinária exposição mariana

Cidade do México – México (Segunda-feira, 22-05-2017, Gaudium Press) “Florescendo na adversidade. Uma relação de esperança com Santa Maria de Guadalupe”, assim se intitula a exposição inaugurada no Museu da Basílica de Guadalupe no México sobre o Acontecimento Guadalupano. A mostra, que permanecerá aberta até o dia 30 de junho, foi realizada por um grupo de artistas da Associação de pintores de boca e pé (APBP), por ocasião do 60º aniversário da instituição.

Museu da Basílica de Guadalupe abre extraordinária exposição mariana.jpg

Mais de 50 artistas mexicanos com impossibilidade física em suas mãos plasmaram sua Fé e Esperança em suas telas, expressando assim seu grande afeto por Nossa Senhora de Guadalupe. Desta maneira a exposição, como se sublinha em um vídeo informativo da iniciativa, “mostra os sentimentos mais profundos dos pintores que tem remontado suas circunstâncias e se fortaleceram em sua relação com Nossa Senhora de Guadalupe”.

Para os artistas, participar da exposição é uma grande alegria, e uma oportunidade para dar a conhecer o amor pela Guadalupana, como comentou Lidia de Jesús Cháidez, uma das pintoras da mostra: “É uma grande honra poder ser parte desta exposição e poder expressar através de nossas cores, de nossa pincelada, as emoções, os sentimentos que nós temos até nossa Mãe, a Virgem de Guadalupe”.

Para José Gerardo Uribe Aguyo, outro dos pintores participantes, que é de Guanajuato: “A Virgem de Guadalupe está imersa na vida social, está imersa em nossas vidas e historicamente nos seguiu influenciando”.

Entre os artistas também há crianças pintoras de boca e pé, como o pequeno César Yarén Moreno de Cidade do México, que pintou a Guadalupana porque para ele é “como se fosse uma representação do amor das mães a nós (as crianças)”.

Museu da Basílica de Guadalupe abre extraordinária exposição mariana (2).jpg

A iniciativa responde ao objetivo que por anos teve o Museu da Basílica de Guadalupe de “difundir obras e a devoção sobre Santa Maria de Guadalupe”, aproximando a produção artística guadalupana que procede de diferentes setores da sociedade.

Esta mostra é itinerante, pelo que se apresentará proximamente em outras cidades do México, muito provavelmente a próxima a recebê-la será a cidade de Morelia, em Michoacán. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas