Gaudium news > Comunicado de Imprensa da Santa Sé enaltece colaboração Vaticano-EUA

Comunicado de Imprensa da Santa Sé enaltece colaboração Vaticano-EUA

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 24-05-2017, Gaudium Press) A Sala de Imprensa do Vaticano distribuiu uma nota à Imprensa na qual fala da Audiência concedida pelo Papa Francisco ao Presidente dos Estados Unidos, Doanlad Trump, na manhã de hoje.

Comunicado de Imprensa da Santa Sé enaltece colaboração Vaticano-EUA.jpg

O Comunicada trata também da reunião acontecida em seguida entre o Presidente Trump e o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, e com Dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados.

Boas relações, profícua colaboração

Segundo a nota divulgada na Sala Stampa, nos encontros foi expressa satisfação pelas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e os Estados Unidos e pelo compromisso comum em favor da vida e da liberdade religiosa e de consciência.

Foram feitos votos de uma profícua colaboração entre o Estado e a Igreja católica nos Estados Unidos, engajada com a população nos campos da saúde, educação e assistência aos imigrantes.

Outros temas da atualidade internacional também foram analisados. Entre eles, destaca-se o esforço comum para a promoção da paz do mundo por meio de negociações políticas. Foi salientada também, com uma referência especial, a situação no Oriente Médio e a tutela das comunidades cristãs.

Os presidentes americanos no Vaticano

Trump talvez seja dos mais polêmicas Presidentes americanos a visitar o Papa no Vaticano. Mas, não foi o primeiro: não foi o primeiro.

O mandatário a visitar o Papa no Vaticano foi Woodrow Wilson, há quase cem anos, 1919, ele visitou Bento XV quando o Vaticano ainda não era um Estado independente da Itália.

A outra visita de um Presidente americano ao Papa aconteceu 40 anos depois da primeira. Dwight D. Eisenhower, reuniu-se com João XXIII.

O único a chegar à Sala Oval da Casa Branca foi John F. Kennedy. Ele esteve com o Papa Paulo VI, no Vaticano, em 1963.
Paulo VI reuniu-se também com Lyndon B. Johnson, em 1965, em Nova York, em um hotel.

João Paulo II foi o primeiro Papa a visitar a Casa Branca. Ele esteve com Jimmy Carter em 1979. Nos funerais de João Paulo II, no Vaticano, estiveram presentes os ex-presidentes Bill Clinton e os dois Bush, pai e filho.

Em 2008, Bento XVI visitou a Casa Branca no exato dia em que completava 81 anos. E em julho de 2009, Barack Obama fez sua primeira vista ao Vaticano para estar com Bento XVI. E ele voltou novamente ao Vaticano, em 2014, desta vez para reunir-se com o Papa Francisco.

E, mais uma vez, um ano depois, o Papa Francisco, esteve com Obama, em Washington, para retribuir-lhe a visita. Embora nem sempre, nesses quase 100 anos de encontros, nem sempre os Papas e os Presidentes estivessem de acordo, as boas relações entre eles trouxeram resultados úteis para ambas as partes. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas