Gaudium news > Papa Francisco recebe Donald Trump, no Vaticano

Papa Francisco recebe Donald Trump, no Vaticano

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 24-05-2017, Gaudium Press) Donald Trump foi recebido nesta manhã pelo Papa Francisco, no Vaticano: por volta de 30 minutos foi o que durou a entrevista privada, esse encontro que fará história. Um encontro muito aguardado, o primeiro entre os dois homens, que começou em uma atmosfera tensa, antes que fosse exibido um sorriso que pareceu não meramente protocolar, ao final do ‘tête-à-tête’.

Na verdade, o Papa, que parecia acolher o presidente dos Estados Unidos como se ele estivesse com pressa para se reunir com seu anfitrião, …longe dos olhos de fotógrafos. Mas, finalmente, eles passaram meia hora sozinhos.

Agenda Variada

Na agenda da conversa havia quase de tudo: o compromisso com a liberdade religiosa e de consciência, o compromisso da Igreja Católica norte-americana nas áreas de educação em saúde, assistência aos migrantes.

Contudo foi o assunto da paz que dominou as conversações durante o encontro:

O Papa deu ao presidente norte-americano um medalhão representando uma oliveira, um símbolo de paz e a sua mensagem para o Dia Mundial da Paz, que ele assinou pessoalmente.

“Eu lhe ofereço para que sejas um instrumento da paz”, disse o Papa a um Trump que voltava da Arábia Saudita, após assinar um contrato recorde de vendas de armas.

“Precisamos de paz”, disse Trump ao Santo Padre.

Foi um encontro que, apesar das diferenças, terminou em um ambiente mais distendido.

“Eu não vou esquecer o que me foi dito”, disse Donald Trump ao Sumo Pontífice, cumprimentando-o, pouco antes de o presidente dos EUA ir para o encontro com o cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado da Santa Sé.

Desta vez a entrevista levou 50 minutos para serem repassados os assuntos todos. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas