Gaudium news > Imagem submersa de Nossa Senhora dos Desamparados recebeu oferenda floral

Imagem submersa de Nossa Senhora dos Desamparados recebeu oferenda floral

Valência – Espanha (Quarta-feira, 24-05-2017, Gaudium Press) No último domingo, 21 de maio, ocorreu em Valência uma peculiar homenagem à Mãe de Deus: no total 16 mergulhadores submergiram a 10 metros de profundidade para realizar uma oferenda floral à Nossa Senhora dos Desamparados -padroeira da cidade espanhola- que há 40 anos se encontra submersa perto do Real Clube Náutico de Valência.

Imagem submersa de Nossa Senhora dos Desamparados recebeu oferenda floral.jpg

Centenas de convidados foram testemunhas de tão singular tributo à Maria em uma jornada que iniciou com uma celebração Eucarística no Real Clube Náutico. Após a Missa, mergulhadores e convidados participaram da romaria em barcas que navegaram até a região onde se encontra submersa a venerada imagem.

Já no lugar, se iniciou as barcas a oferenda floral e depois se submergiram os mergulhadores, que portaram consigo até a imagem pétalas de rosas e flores.

A imagem de Nossa Senhora dos Desamparados foi esculpida em bronze por Ignacio Cuartero Fernández e submersa a 20 metros de profundidade nas águas do farol de Valência em 1977, para ser custódia também das águas da cidade e dos seus marinheiros.

Em 2007, após permanecer 30 anos submersa sob o mar, foi extraída devido as obras que se realizaram no porto, aproveitando a ocasião para restaurá-la e expô-la, sendo novamente submersa em 2009, e recolocada em um lugar mais acessível a 10 metros de profundidade.

A oferenda floral ocorre todos os anos como um tributo em ação de graças pelas bênçãos recebidas por mediação de Nossa Senhora e para encomendar a todas aquelas pessoas que trabalham no mar.

Nossa Senhora dos Desamparados, chamada também “Mare de Déu dels Desamparats” é a padroeira da Arquidiocese de Valência. A invocação se distingue porque leva consigo ao Menino Jesus, que porta uma Cruz, e por ter em sua mão direita uma açucena.

A origem da imagem não está ligada a uma aparição mariana, mas sim ao desejo de um povo e com a fundação do antigo hospital de Valência, que foi o primeiro no mundo destinado para os pobres e desamparados.

Tudo começou com o Padre Jofré, da Ordem Mercedária, quando presenciou um penoso “espetáculo” de algumas crianças que maltratavam a um louco que defendeu. Daí nasceu o desejo de construir um hospital que acolhesse aos desprotegidos constituindo-se uma confraria que sufragasse seus gastos, sendo aprovada pelo Papa Bento XIII e o Rei Fernando de Aragão em 1414.

Uma vez organizada e constituída a Confraria, nasceu a devota imagem, que encarnava a ideia dos fundadores. De acordo com uma tradição a preciosa efígie foi esculpida por alguns peregrinos, ganhando depois a devoção do povo, que se estende até nossos dias. Não em vão Nossa Senhora dos Desamparados recebe todos os anos uma imponente oferenda floral das mãos de uma multidão de devotos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas