Gaudium news > Abertas as inscrições para a confecção dos tapetes de Corpus Christi no Rio de Janeiro

Abertas as inscrições para a confecção dos tapetes de Corpus Christi no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 25-05-2017, Gaudium Press) Tradição que atravessa gerações na Arquidiocese do Rio de Janeiro, os tapetes de Corpus Christi da Procissão com o Senhor Eucarístico pelas ruas do centro da Cidade Maravilhosa são considerados uma das manifestações artísticas populares mais rica em detalhes da Igreja Católica, uma vez que as peças são preparadas justamente pelos fiéis cariocas.

Abertas as inscrições para a confecção dos tapetes de Corpus Christi no Rio de Janeiro.jpg

Este ano, a Arquidiocese do Rio de Janeiro abriu recentemente as inscrições aos interessados que desejam confeccionar os tapetes. Representante das paróquias, capelas, movimentos, comunidades, institutos, colégios e congregações religiosas da Arquidiocese são convidados a participar deste gesto de unidade e amor à Eucaristia.

Entre os dias 22 de maio e 13 de junho, a coordenação de Pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro efetuará os cadastros, além de realizar a entrega da credencial para a participação da confecção dos tapetes de Corpus Christi na Avenida Chile, em frente à Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Usado costumeiramente na Festa instituída pela Igreja, os tapetes são uma forma de exaltar o amor ao Corpo de Cristo. A história da origem dos inicialmente chamados Tapetes Florais, uma vez que o adorno era principalmente feito de flores, surgiu da experiência mística de Santa Juliana de Mont Cornillon, na Bélgica.

Na época, a então freira Juliana, a quem Jesus havia revelado a necessidade de que as pessoas reconhecessem sua presença real na Eucaristia, havia feito um pedido para o Bispo de Liége, Dom Roberto de Thorete, para que fosse instituída a Festa de Corpus Christi na diocese.

Após ser concedida a autorização, em 1246, a freira passou então a ornar as ruas pelas quais a procissão conduzindo o Santíssimo Sacramento passaria, a partir de 1247. Logo, essa tradição expandiu-se por todo o continente europeu.

No Brasil, a festividade desembarcou por meio dos colonizadores. Naquele tempo, a primeira cidade brasileira a preparar tapetes foi Ouro Preto, em Minas Gerais. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas