Gaudium news > Em um sorvete de pistache com menta, pode haver reflexos do sangue de Cristo?

Em um sorvete de pistache com menta, pode haver reflexos do sangue de Cristo?

Redação (Segunda-feira, 29-05-2017, Gaudium Press) A resposta à pergunta do título é sim. Vejamos como.

Em um sorvete de pistache com menta, pode haver reflexos do sangue de Cristo.jpg

Estava Plinio Corrêa de Oliveira com alguns amigos, visitando Veneza (1), no final da década de 80, quando decidiram ir à Ilha de Giudecca -quase um bairro periférico da grande cidade sobre as águas-, onde se pode degustar uns ‘gelatti’ de antologia. Um dos companheiros decidiu provar o sorvete de pistache com menta. Ao Dr. Plinio lhe pareceu agradabilíssima a combinação, considerando que os sabores eram muito harmônicos.

Ele encontrou analogias entre o sutil e o requintado sabor do sorvete, com a maravilhosa natureza do caminho que haviam percorrido de Florença à Veneza, e também com a vitalidade das crianças da Itália, e disse:

“Isso é assim porque houve gerações e gerações que de fato praticavam a virtude, o que de alguma maneira impregnou até as plantas”, afirmou Dr. Plinio.

As gerações praticaram a virtude, a virtude se manifestava em tudo, na forma como arrumavam um jardim ou um parque; na saúde das gerações que não se afundavam com os vícios mas que pelo contrário se fortaleciam por uma vida sã; na delicadeza e sutileza com a qual eram combinados dois sabores para dar um sorvete magnífico.

E entretanto, há várias formas de tomar um sorvete deste estilo, e queremos destacar dois. Uma, tomando com intemperança o prazer sensível que ele proporciona, ou buscando a fonte da qual ele emanou, que é o sangue de Jesus, que trouxe uma efusão vigorosa de graças ao mundo, das quais surgiram essas maravilhas da Civilização. Gente sã, vai criando nesta terra uma Civilização que parece o céu.

“Quão errônea era a atitude do espírito moderno ávido pelas delícias desprovidas deste raciocínio, posto que nega desta maneira a Paixão de Nosso Senhor e busca o gozo da vida como único fim”, ressalta Monsenhor João Clá.

Por Carlos Castro

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho

____

(1) Todas as citações são de Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP. El Don de la Sabiduría en la Mente, Vida y Obra de Plinio Corrêa de Oliveira – La Plenitud: “Combatí el Buen Combate”. Tomo V Librería Editrice Vaticana. Heraldos del Evangelio. Lima 2017.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas