Gaudium news > Santuário de Fátima acolhe o XIV Encontro Nacional do Apostolado do Oratório

Santuário de Fátima acolhe o XIV Encontro Nacional do Apostolado do Oratório

Fátima – Portugal (Terça-feira, 30-05-2017, Gaudium Press) Neste ano em que se transcorre o Centenário das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos, em Fátima, Portugal, foi realizado no Santuário de Fátima, o XIV Encontro Nacional do Apostolado do Oratório.

Santuário de Fátima acolhe o XIV Encontro Nacional do Apostolado do Oratório.jpg

O evento foi presidido por Sua Exa. Revma. D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas, e de Segurança de Portugal.

O Apostolado do Oratório é promovido pelos ‘Arautos do Evangelho’, Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, reconhecida pela Santa Sé e consiste na formação de grupos de trinta famílias que recebem em suas casas, todos os meses e num dia fixo a combinar, um oratório do Imaculado Coração de Maria.

A peregrinação deste domingo, em Fátima, teve também como intuito “agradecer os frutos e expansão do Apostolado do Oratório”, que já congrega cerca de quinhentas mil pessoas em todo o mundo.

Coroação da Virgem e Eucaristia

Muito antes do horário previsto para o início do evento já os inúmeros fiéis, vindos dos quatro cantos de Portugal, procuravam o melhor lugar na Basílica da Santíssima Trindade para participarem das cerimônias.

A cerimónia iniciou-se com a Coroação da Imagem do Imaculado Coração de Maria: um ato transcorrido num clima cheio de emoção e simbolismo que foi realizada em nome de todos por Dom Manuel Linda.

Após a solene Coroação da Imagem da Virgem, seguiu-se a Celebração Eucarística presidida pelo bispo castrense e concelebrada por vários sacerdotes Arautos e diocesanos.

Homilia

Na homilia que o celebrante dirigiu à assembleia foram proferidas palavras de incentivo para que, em comunhão com a Igreja, eles possam assumir, cada vez mais, um papel ativo na evangelização:

“Que este oratório seja luz e que esta luz recebida quase por meio milhão de pessoas, possa brilhar em Portugal e, porventura, no mundo. Este mundo que, por vezes, teima mais em ter trevas do que luz, há de ser iluminado por intermédio dos oratórios, por intermédio da Fé, e por intermédio de tantas boas obras e de tanta pastoral da igreja. Peço-vos, caros membros do Apostolado do Oratório, sede apóstolos desta luz que vem do alto”.

Adoração Eucarística

Após a celebração Eucarística teve lugar a adoração ao Santíssimo Sacramento, com a recitação do terço e, posteriormente, a procissão Eucarística, acompanhada com enorme fervor pelos cerca de 12 mil fiéis ali presentes.

O encontro encerrou com o cortejo desde a Cruz Alta até à Capelinha das Aparições onde teve lugar o já tradicional “adeus a Maria”.

Fé e Alegria

Fé e alegria foram a nota dominante nesta celebração que, mais uma vez, congregou em peregrinação a grande família dos Arautos do Evangelho para rezar e agradecer os frutos e expansão do Apostolado do Oratório. (JSG)

Da redação Gaudium Press, com informações Arautos em Portugal

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas