Gaudium news > Nomeado brasileiro a Dicastério para Leigos, Família e Vida

Nomeado brasileiro a Dicastério para Leigos, Família e Vida

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 31-05-2017, Gaudium Press) O Diretor Nacional do Movimento de Schönstatt no Brasil, Padre Alexandre Awi Mello, foi nomeado pelo Papa Francisco como o mais novo Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Nomeado brasileiro a Dicastério para Leigos, Família e Vida.jpg

Agora, o sacerdote passa a auxiliar o Cardeal Kevin Joseph Farrell, nomeado Prefeito do Dicastério pelo Santo Padre em 15 de agosto de 2016.

O Padre Alexandre é oriundo do Rio de Janeiro e é membro do Instituto Secular Padres de Schönstatt desde 1992. Foi ordenado presbítero no Santuário da Mãe Rainha Três Vezes Admirável no dia 7 de julho de 2001, através da imposição das mãos de Dom Karl Josef Romer.

Após um ano como vigário em uma paróquia da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foi eleito pela própria comunidade como responsável pelo cuidado pastoral dos jovens, tornando-se assim assessor da juventude de Schönstatt no Sul e no Sudeste do Brasil, cargo que exerceu mesmo depois de 2010, quando foi nomeado para a Direção do Movimento Apostólico no Brasil.

O sacerdote estudou teologia na Pontifícia Universidade Católica de Santiago do Chile e possui grau de Bacharel no assunto.

Entre 1998 e 2000 fez um mestrado em teologia na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Vallendar, na Alemanha. Sua monografia teve como tema “A Arte de Ajudar – atitudes fundamentais no acompanhamento espiritual”, e pela qual, obteve a licença para a docência.

Desde 2010 trabalha em sua tese de doutorado na Universidade de Dayton, nos Estados Unidos, com o Dr. Thomas Thompson, na área de mariologia. Em seus estudos, ele aborda a temática “Maria-igreja, Mãe do povo missionário: o Papa Francisco e a piedade popular mariana no contexto teológico-pastoral da América Latina”.

Por meio de sua atividade como Diretor do Movimento Apostólico de Schönstatt no Brasil, o Padre Alexandre adquiriu experiências diversas na pastoral da juventude, assim como no trabalho pastoral com famílias e no acompanhamento de pessoas em variadas condições de vida.

Vale ressaltar que o religioso esteve na organização do Simpósio Teológico-pastoral sobre a Evangelização da Família na Pós-modernidade em 2006 e integrou o grupo brasileiro no XXIII Congresso Internacional de Mariologia realizado em Roma no ano de 2012. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas