Gaudium news > Beneditinos na Espanha promovem experiência monástica

Beneditinos na Espanha promovem experiência monástica

Burgos – Espanha (Quarta-feira, 31-05-2017, Gaudium Press) Os Beneditinos do Mosteiro de São Domingos de Silos na Província de Burgos, Espanha, está buscando vocações. Por esta razão se colocou em prática uma interessante iniciativa de verão para homens entre os 18 e 45 anos de idade com inquietude vocacional à vida monástica.

Beneditinos na Espanha promovem experiência monástica.jpg

A “Experiência Monástica”, como denominou esta iniciativa, ocorrerá de 31 de julho à 06 de agosto próximos na Abadia de Silos. Esta consiste em um retiro de discernimento que aproximará aos interessados à vida cotidiana do Mosteiro, para assim descobrir sua vocação.

“Trata-se de uma ocasião para viver uns dias no seio da comunidade monástica e ser acompanhados na reflexão sobre a vocação e os meios adequados para responder ao amor de Deus”, assinalam os monges Beneditinos de São Domingos de Silos.

O propósito é apresentar a vida beneditina através de conferências que ajudarão a aprofundar sobre a Liturgia, a Lectio Divina e demais elementos que distinguem a vida monástica diante de outras.

“Ao apresentar esta experiência como uns dias de retiro, se promoverá especialmente um ambiente de oração tanto pessoal como comunitário. Igualmente, buscamos integrar aos participantes no ritmo comunitário fazendo-lhes partícipes tanto da oração litúrgica como do trabalho manual”, complementam.

Além de participar da oração comunitária nas Vésperas e a Lectio, os homens que participarem na “Experiência Monástica” também se aproximarão do trabalho manual, que é parte da vida monástica. Ali conhecerão os trabalhos que se realizam no Mosteiro de São Domingos e colaborarão em alguns dos trabalhos diários.

“Não apenas buscamos a integração no ritmo comunitário, mas que queremos propiciar um ambiente algo mais distendido no qual os participantes possam apresentar questões aos monges com os quais trabalhem”, assinalam.

Além destas atividades, os participantes terão momentos de acompanhamento espiritual para contribuir assim com seu discernimento vocacional. “Mediante estes momentos de encontro se busca chegar à escolha de uma resposta autêntica à voz de Deus em cada situação concreta da vida dos participantes”, explicam os beneditinos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas