Gaudium news > Dia Mundial das Missões: Mensagem do Papa convida a transmitir “poder transformador do evangelho”

Dia Mundial das Missões: Mensagem do Papa convida a transmitir “poder transformador do evangelho”

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 05-06-2017, Gaudium Press) – No Domingo de Pentecostes o Papa Francisco divulgou sua Mensagem para o Dia Mundial das Missões que é celebrado no mês de outubro, no dia 22.

A Mensagem do Santo Padre recebeu o título de “A missão no coração da fé cristã”.

A Mensagem e seus Desafios

Dia Mundial das Missões, Mensagem do Papa .png

Na Mensagem o Papa desafia a Igreja Católica a transmitir a “força transformadora do Evangelho” a um mundo ferido e muitas vezes sem rumo: “o mundo baralhado com tantas quimeras, ferido por grandes frustrações e dilacerado por numerosas guerras fratricidas”, que precisa do “poder transformador do Evangelho”.

Francisco afirma “o Evangelho ajuda a superar os fechamentos, os conflitos, o racismo, o tribalismo, promovendo por todo o lado a reconciliação, a fraternidade e a partilha entre todos”.

Responsabilidade de transmitir a Fé Cristã

O Papa sublinha a responsabilidade de transmitir a mensagem cristã. Para ele, “a missão da Igreja não é a propagação duma ideologia religiosa, nem mesmo a proposta duma ética sublime”.

Para o Pontífice, “A missão adverte a Igreja de que não é fim em si mesma, mas instrumento e mediação do Reino”. E ele apela para uma “transformação existencial” que parte da atualidade da presença de Jesus naqueles que o acolhem na sua vida.

O Santo Padre sublinha que “O Evangelho é uma Pessoa, que continuamente se oferece e, a quem a acolhe com fé humilde e operosa”.

Pontos de atenção

A mensagem alude aos “vários desertos da vida” e “várias experiências de fome e sede de verdade e justiça” no mundo atual.

O Papa pede em sua Mensagem uma atenção especial para os problemas das novas gerações, recordando que a próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar em 2018 sobre o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, pode ser “uma ocasião providencial para envolver os jovens na responsabilidade missionária comum, que precisa da sua rica imaginação e criatividade”.

Obras Missionárias Pontifícias e Oração

O Papa aproveita para tecer elogios ao serviço prestado pelas Obras Missionárias Pontifícias e encerra com uma oração a Nossa Senhora:

“Que a Virgem nos ajude a dizer o nosso «sim» à urgência de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus no nosso tempo; nos obtenha um novo ardor de ressuscitados para levar, a todos, o Evangelho da vida que vence a morte; interceda por nós, a fim de podermos ter uma santa ousadia de procurar novos caminhos para que chegue a todos o dom da salvação”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas