Gaudium news > Primeiro Cardeal escandinavo da história será um Bispo sueco

Primeiro Cardeal escandinavo da história será um Bispo sueco

Estocolmo – Suécia (Terça-feira, 06-06-2017, Gaudium Press) – As primeiras palavras do bispo de Estocolmo, Dom Anders Arborelius, que foram publicadas depois de anunciado que ele seria criado cardeal no próximo Consistório a ser presidido pelo Papa Francisco em 28 de junho, foram:

“Jamais na história, nem mesmo no período medieval, estas nações tiveram um cardeal. É importante que o norte da Europa, que é pouco conhecido no mundo católico, agora tenha uma presença particular na Igreja universal. “

PRIMEIRO CARDEAL ESCANDINAVO.JPG

Cardinalato sem aviso prévio

Em entrevista à agência Sir, o prelado narrou a emoção destes dias após o anúncio do fato feito pelo Santo Padre e declarou que não houve nenhum aviso prévio da nomeação.

“Foi uma surpresa. Um sacerdote encontrou a notícia na internet e me mostrou também o vídeo com o Papa pronunciando meu nome e a nomeação. “

Incapacidade, pequenez, gratidão

Dom Anders Arborelius, afirmou que, no início, “não acreditava que fosse verdade, mas quando entendi que era isso mesmo fiquei comovido e senti a minha incapacidade e a minha pequenez diante de tão alta tarefa, mas ao mesmo tempo senti gratidão porque o Papa quis reforçar a nossa Igreja local, bem com a do Mali e do Laos. O Santo Padre tem uma preferência pela periferia também na Igreja.”

Respondendo sobre como mudará seu modo de ser bispo, Dom Arborelius diz não saber exatamente. A vida aqui será a mesma, o trabalho permanece. Talvez tenhamos mais atenção por parte da opinião pública por se tratar de um cardeal.

De luterano a Cardeal

O Bispo de Estocolmo falou também de sua conversão:
“Fui batizado e crescido na Igreja luterana, mas nunca fui muito ativo. Desde criança tive contatos com a Igreja católica e me sentia profundamente atraído por ela, razão pela qual a passagem não foi tão radical”. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas