Gaudium news > Corpus Christi: uma comemoração do Brasil todo

Corpus Christi: uma comemoração do Brasil todo

Vera Cruz – São Paulo (Quinta-feira, 08-06-2017, Gaudium Press) – Aproxima-se o dia de Corpus Christi e, tradicionalmente, centenas de cidades grandes e pequenas preparam seus “tapetes” que cobrem as ruas por onde passa a procissão com o Santíssimo Sacramento exposto em belos ostensórios.

Os fiéis que acompanham o cortejo nem sempre são os mesmos que idealizaram e artesanalmente prepararam as belas peças artisticamente colocadas em quilômetros de ruas e avenidas. Todos, porém, se orgulham do trabalho e esperam com um misto de ansiedade e devoção o dia em que, por apenas, um dia suas “obras de arte” serão expostas e… logo desfeitas.

Um exemplo: pequena cidade do interior

A Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz trabalha nos últimos detalhes na preparação da celebração de Corpus Christi, que será realizada no próximo dia 15 de junho.

CORPUS CHRISTI PROCISSSÃO.jpg

Mantendo a tradição que já acontece há 80 anos, as ruas serão enfeitadas formando lindos tapetes coloridos para receberem o Corpo de Cristo. Os trabalhos são coordenados pelo Pároco e Reitor do Santuário, Padre Marcos Ortega, com o envolvimento das pastorais, grupos da Paróquia, Comunidade São José, comércio, comunidade leiga e Prefeitura.
Os tapetes são montados de forma artesanal. Em sua preparação são utilizados materiais como serragem colorida, material reciclável, retalhos de tecido, areia, pó xadrez, cal, entre outros.
E pode-se perceber com que carinho é preparada esta grande festa do Corpo de Deus. A comunidade demonstra através dos desenhos e cores, arte e criatividade, o espírito de fé e vida em comunidade. E a cidade se enfeita, para num grande louvor, receber o “Corpo de Cristo”, que passa nos tapetes decorados pelas ruas.

Como será no dia de Corpus Christi

Eles vão cobrir oito quarteirões formados por quatro avenidas e quatro ruas que estarão decorados com motivos litúrgicos, relacionados sobretudo com a Eucaristia.
Como em outras cidades do Brasil, a decoração do trajeto da procissão em Vera Cruz é realizada pelas Pastorais da Igreja, com a partição ativa da comunidade.
Os trabalhos no dia de Corpus Christi são iniciados pela madrugada. Com calma e diligencia todos os envolvidos nele se empenham para que por volta das 11 horas os tapetes e decorações estejam prontos para serem visitados e admirados por toda a comunidade.

A missa solene será realizada às 15 horas e, logo após, os fiéis sairão em procissão pelas ruas decoradas.
E, todos os anos, os fiéis atendem ao convite do pároco Padre Marcos Ortega vivendo esses momentos de Fé com devoção e piedade que prossegue até a cerimônia final da Bênção do Santíssimo que, no caso de Vera Cruz, é realizada em frente ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

CORPUS CHRISTI TAPETES.jpg

Festa do Corpo de Cristo

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. Sua comemoração tem por objetivo celebrar o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Ela foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 8 de setembro de 1264.

A celebração

Para celebrar Corpus Christi as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

A tradição de enfeitar as ruas teve seu início na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Já a procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi também lembrar aos católicos a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.
O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas