Gaudium news > Abadia de ‘Tre Fontane’ em Roma mergulha na realidade virtual

Abadia de ‘Tre Fontane’ em Roma mergulha na realidade virtual

Roma – Itália (Quinta-feira, 08-06-2017, Gaudium Press) Com a finalidade de mostrar áreas de incrível interesse religioso e de grande valor histórico e cultural, a Abadia de ‘Tre Fontane’ em Roma -ligada ao martírio do Apóstolo São Paulo-, e o claustro da Ordem Cisterciense -que é lugar de oração e de meditação dos monges desde o século XII- tem apostado na tecnologia mergulhando no mundo da realidade virtual.

O complexo monástico, sobretudo o claustro -que não está aberto ao público-, agora pode ser visitado graças à projeção de imagens 3D que se instalaram de modo permanente no museu da Abadia.

A inauguração desta proposta tecnológica ocorreu no dia 30 de maio com a presença de Dom Jacques Marie Briere, Abade; o Irmão Danilo, responsável das relações externas da Abadia, e ‘Sfera Productions’, empresa responsável por realizar os dois percursos virtuais disponíveis para os visitantes.

“É provavelmente que seja o primeiro lugar sagrado no mundo a oferecer aos seus visitantes uma instalação em realidade virtual”, destaca nota citada pela agência SIR.

Abadia de Tre Fontane em Roma mergulha na realidade virtual.png

Para o Abade, “quanto mais se vive neste lugar, mais se compreende a importância e a beleza do patrimônio que temos recebido em dom e que hoje, graças aos meios de tecnológicos de vanguarda, podemos finalmente compartilhar”.

Acrescenta que ao mostrar os lugares que habitam no cotidiano “ao menos podemos dar a gente uma ideia do que é a vida monástica uma vida feita de solidão e de busca constante do Senhor”.

De acordo com Paola Ruggieri, produtora criativa de ‘Sfera Productions’, “estar responsável deste projeto tem sido todo um privilégio para nós: temos buscado contar estes lugares de maneira fiel desde o plano gráfico e desde o respeito ao conteúdo altamente espiritual”.

“Aprofundar na cultura dos monges trapistas e experimentar a atmosfera de serenidade suspensa no tempo que caracteriza estes lugares nos enriqueceu intimamente”, acrescenta Ruggieri.

Cada um dos ambientes tem sido fielmente reproduzido por computador e depois implementado em um motor gráfico para seu uso em tempo real por meio de duas peregrinações guiadas pelas vozes de dois monges e de seus cantos, junto aos retoques das campanhas e aos sons serenos que se produzem no jardim do claustro.

Para realizar cada tour virtual se dispôs para os visitantes uma poltrona onde se sentem, se acomodam uma máscara e os fones de ouvido, e se submergem ao mundo virtual do complexo monástico; é um ambiente de serenidade que está imerso na missa cidade de Roma.

O primeiro percurso inicia ao cruzar a porta que leva ao centro da igreja da Abadia acessando a nave, as capelas laterais, o altar e os assentos do coro. Dali chega um ar fresco que se eleva para ver uma panorâmica de todo o complexo.

O segundo tour, com uma duração de quatro minutos, oferece a possibilidade de caminhar no claustro até encontrar o jardim central que evoca um ensolarado dia de primavera. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas