Gaudium news > Arquidiocese de Madri prepara festa especial de Corpus Christi

Arquidiocese de Madri prepara festa especial de Corpus Christi

Madri – Espanha (Segunda-feira, 12-06-2017, Gaudium Press) A Arquidiocese de Madri prepara uma celebração do Corpus Christi muito especial. Será o dia 18 de junho e terá como protagonistas às crianças que este ano realizaram a primeira comunhão. “Jesus Cristo está no meio de nós” é o lema que a jurisdição eclesial escolheu para viver esta solenidade que se celebra na capital espanhola desde o século XIII.

“Milhares de fiéis se unirão ao Senhor em sua saída pelo centro de Madri. Também as crianças; de maneira especial, os que receberam este ano o sacramento da Primeira Comunhão. Acompanhados pelos seus pais e formadores, contribuirão seu testemunho de alegria e ilusão ao acompanhar ao Santíssimo”, conta a Arquidiocese de Madri em um comunicado.

Através de um vídeo, que se vem difundindo a partir das redes sociais, as crianças madrilenhas contam de que forma Jesus está entre nós, e animam aos seus coetâneos a participar na procissão de domingo, 18:

“Jesus Cristo está entre nós, e desde que recebi a Primeira Comunhão sempre está comigo (…) Jesus Cristo está entre nós e eu sinto a cada dia (…) Jesus Cristo está entre nós, e ele me acompanha (…) Jesus Cristo está entre nós, e eu lhe segui na procissão”.

Arquidiocese de Madri prepara festa especial de Corpus Christi.jpg

Os atos em honra ao Corpo e Sangue de Cristo começarão às 12h com a Solene Eucaristia presidida pelo Cardeal Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, na Catedral da Almudena. Ao concluir a Missa até às 17h30, haverá adoração Eucarística, e às 19h começará a procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade.

Como é uma celebração que congrega centenas de pessoas em Madri, a Arquidiocese está buscando voluntários que colaborem na organização e na parte logística desse dia. A jurisdição está animando aos jovens a partir de 17 anos, e também aos adultos, que queiram doar seu tempo para esta especial jornada.

A festa de Corpus Christi em Madri é realizada praticamente desde que o Papa Urbano VI, após o milagre Eucarístico de Orvieto na Itália, institui a solenidade mediante a bula ‘Transiturus’; mas toma força desde que em 1482 a rainha Isabel a Católica preside a procissão Eucarística realizada na cidade. Nos livros de história se fala de uma rainha que apareceu com sua cabeça coberta, caminhando com os pés descalços e levando um círio, em atitude penitente e de adoração diante da presença real de Jesus na Eucaristia.

A solenidade se faz popular durante o reinado de Felipe II, com a monumental custódia de prata que se encarregou em 1573 a Francisco Álvarez. Foi este monarca quem deu maior solenidade à procissão, proibindo que homens e mulheres dançassem durante o percurso. Atualmente, ainda que de modo também mais solene, somente as crianças podem fazê-lo.

A solenidade começava desde o dia anterior com uma comitiva que presidia o sacristão e que partia desde a Almudena. Eles tinha a responsabilidade de animar aos fiéis para que decorassem as varandas por onde passaria a procissão. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas