Gaudium news > Caminho de Santiago poderá ser realizado no Brasil

Caminho de Santiago poderá ser realizado no Brasil

Florianópolis – Santa Catarina (Terça-feira, 13-06-2017, Gaudium Press) No próximo dia 29 de junho, solenidade dos Santos Pedro e Paulo, se inaugurará o primeiro trecho do Caminho de Santiago na América, que estará localizado em Florianópolis, Santa Catarina. Ainda que soe um pouco estranho, a milenária peregrinação até o túmulo do Apóstolo Santiago, poderá ser realizada também a partir do outro lado do Atlântico.

Isto será possível graças a Catedral de Santiago que, em dezembro de 2016, anunciou que entregará a Compostela -certificado que se dá ao concluir o caminho- àqueles peregrinos que percorram os mais de 70 quilômetros que há entre La Coruña e Santiago, e completem o percurso restante para receber o certificado. A Compostela se outorga àqueles que caminhem no mínimo 100 quilômetros, ou 200 para os que realizarem de bicicleta.

Daí surgiu a ideia de criar um trecho no Brasil. Proposta que nasceu dos jornalistas Fábio Tucci Farah e Mariana Mansur, que haviam realizado o caminho e contactaram o Departamento do Peregrino em Santiago para saber como se comprovariam os quilômetros percorridos em outros países; daí surgiu tudo.

Caminho de Santiago poderá ser realizado no Brasil.jpg

Imediatamente pensaram em uma cidade portuária, muito similar à La Coruña: “Escolhemos Florianópolis porque tinha um aeroporto internacional perto do lugar onde está o caminho para que os estrangeiros também possam percorrê-lo. Além disso, na cidade há uma ativa associação de amigos do Caminho de Santiago que se dispôs a ajudar-nos. Também se considerou a questão da segurança e beleza do local”, assinalou Farah.

O trecho em Florianópolis compreendem 21 quilômetros, que começa na igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, atravessa as igrejas de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, e culmina no Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Para realizar este percurso também será necessário obter a credencial do peregrino que selarão os caminhantes para comprovar os quilômetros percorridos. No total serão quatro os selos que se deverão completar, cada um das quatro igrejas. Os peregrinos poderão obter a credencial com as associações do Caminho de Santiago presentes no Brasil, entre elas a ACACSC.

Mas o caminho no Brasil não é o único que pode ser realizado fora da Europa, já que em julho de 2016 foi inaugurada a rota mais extensa até o túmulo do Apóstolo Santiago, que compreende 14 mil quilômetros desde a Antártida até Santiago de Compostela.

O percurso, que durou uns cinco meses, foi realizado pela Armada espanhola, junto com os marinheiros do Navio de pesquisa oceanográfica “Hespérides”, que levaram uma de suas expedições até a base “Gabriel de Castilla” na Antártida, onde se colocou um sinal do Caminho de Santiago, agora presente no Polo Sul.

A expedição iniciou o caminho no dia 28 de fevereiro de 2016, concluindo-o no dia 07 de julho do mesmo ano. Os peregrinos combinaram trajetos em barco com paradas em alguns portos e também em igrejas relevantes do caminho, realizando as últimas etapas a pé. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas