Gaudium news > Exorcismos registram aumento na França, afirma Secretário de Conferência de Bispos

Exorcismos registram aumento na França, afirma Secretário de Conferência de Bispos

Paris – França (Quarta-feira, 14-06-2017, Gaudium Press) O Padre Emmanuel Coquet, Subsecretário geral da Conferência de Bispos da França, expôs ao ‘Le Figaro’ suas impressões sobre um marcado aumento dos exorcismos no país. Em todo o território, se recebem por ano cerca de 2.500 pedidos de fiéis, os quais “requerem um autêntico trabalho de discernimento” e que recebem da Igreja o acompanhamento devido a situação de sofrimento que padecem.

Exorcismos registram aumento na França, afirma Secretário de Conferência de Bispos.jpg

“As pessoas são realmente afetadas pelo assédio do maligno”, esclareceu o sacerdote. “É uma realidade que não pode ser confinada ao registro do simbólico”. O Padre Coquet recordou que o Papa Francisco tem pregado frequentemente sobre a existência e ação do demônio e que cada Diocese conta com um ou dois sacerdotes encarregados deste ministério, que por sua vez são apoiados por uma equipe de religiosos ou leigos nesta missão. “A tarefa deste trabalho é primordialmente acolher a toda esta gente sofredora, discernir, acompanhá-los com a comunidade da Igreja”.

O número de ritos de exorcismo registrados pelo sacerdote segue sendo aparentemente pequeno, mas tem uma clara tendência ascendente. Há dez anos se apresentavam cerca de 15 casos por ano e hoje se registram por volta de 50 exorcismos anuais. “Há um claro aumento”, destacou o presbítero. “Os exorcistas estão impactados de ver que o fenômeno está se estendendo mais e mais”.

A Igreja raramente decide realizar o Rito de Exorcismo, também chamado “Exorcismo Maior”, e o faz uma vez se estabelece através da assessoria com especialistas que a pessoa não padece um transtorno médico que justifique os sinais reportados. O Bispo é em princípio quem exerce o ministério do exorcismo, mas frequentemente os casos são delegados a sacerdotes preparados especialmente para o ministério. Os exorcismos contam com um elaborado ritual que inclui leituras da Sagrada Escritura, ladainhas, orações, imposição de mãos e sacramentais, assim como a fórmula de exorcismo.

Durante os ritos de exorcismo frequentemente se revela a presença do demônio através de expressões preternaturais. “Pode ser que a força da pessoa se incremente de repente dez vezes mais”, assinalou o Padre Coquet como exemplo, ao que somou as reações de repulsa diante dos símbolos sagrados ou o falar fluentemente uma linguagem desconhecida. “Depois do exorcismo vemos genuínos apaziguamentos, libertações e curas interiores”, concluiu. “Tudo isto é muito rela, não é inventado”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas