Gaudium news > Fátima: Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência promove peregrinação à Cova da Iria

Fátima: Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência promove peregrinação à Cova da Iria

Lisboa – Portugal (Sexta-feira, 16-06-2017, Gaudium Press) ‘Caminhar Na Luz E Na Alegria – Ser Igreja Para Todos’, foi o tema proposto pelo Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), para orientar sua peregrinação ao Santuário de Fátima, que acontece desta sexta-feira até domingo.

Fátima Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência promove peregrinação à Cova da Iria.jpg

Os peregrinos começam a chegar a Fátima nesta sexta-feira. A sessão de abertura da peregrinação está marcada para a manhã de sábado, no Salão Bom Pastor, no Centro Paulo VI e contará com a participação de Dom José Traquina. O bispo auxiliar de Lisboa discorrerá sobre a ‘Igreja para todos: Caminho em peregrinação’,

Logo a seguir, o padre Jesuíta Paulo Duarte desenvolve num painel o tema ‘Igreja peregrina na luz e na alegria’ junta num painel o padre numa conversa com Américo Azevedo e os pais do Bernardo, Carmo e Rui Diniz, antes da sessão interativa ‘todos temos luz para dar’.

Na tarde do dia 17 de junho, sábado, a partir das 15:00 horas, será desenvolvido o painel que junta a Fraternidade Cristã de Doentes Crónicos e Deficientes físicos (FCD) que pertence à Pastoral da Saúde, o Movimento Fé e Luz, da Pastoral da Família, e a equipe do Serviço Pastoral a Pessoa com Deficiência da Diocese de Bragança-Miranda.

A irmã Ângela Coelho, da Congregação da Aliança de Santa Maria, vai apresentar a conferência ‘Fátima, mensagem de Luz e de Paz’.

A Eucaristia deste dia será presidida por D. José Traquina tem início às 18h00.

Último dia da peregrinação

O último dia da peregrinação do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência vai começar com uma peregrinação simbólica da rotunda Sul, a partir das 09:00 horas da manhã.

Às 11:00 horas deve haver o convite para uma ‘festa da Luz e da Alegria’ que vai ser apresentada pelas dioceses, movimentos e instituições, com coros, música, testemunhos, encenações.

Para o encerramento da Peregrinação Jubilar das Pessoas com deficiência ao Santuário de Fátima, domingo dia 18, haverá uma Celebração Eucarística presidida por Dom Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, 15:00 horas, na Basílica da Santíssima Trindade.

A iniciativa e a preparação

Maria Isabel Vale, que é membro do SPPD, disse que esta iniciativa pretende ser “um marco para sensibilizar, envolver a procura de caminhos” no seio das comunidades católicas.

E o tempo de preparação foi longo, disse Maria Isabel: “Pusemo-nos a caminho há dois anos para chegar a este número de participantes, 400. Queremos que cada um participe como pode. E sabemos que é tudo muito caro: os transportes adaptados, que exigem apoio das câmaras, das instituições e esforço para contornar os obstáculos que surgem”, assinala, numa entrevista que será publicada na integra, hoje, pelo Semanário ECCLESIA, com um número especial dedicado à Pastoral e Pessoas com Deficiência. (JSG)

(Da redação Gaudium Press, com informações Ecclesia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas