Gaudium news > Igreja em Uganda inicia processo de beatificação de primeiros missionários no país

Igreja em Uganda inicia processo de beatificação de primeiros missionários no país

Hoima – Uganda (Terça-feira, 20-06-2017, Gaudium Press) O Bispo de Hoima, Uganda, Dom Vincent Kirabo, aproveitou a multitudinária Festa dos Mártires de Uganda no Santuário de Namugongo no dia 03 de junho para anunciar um fato notável da Igreja local: o início da causa de beatificação do Padre Lourdel ‘Mapeera’ e o Irmão Adams, primeiros missionários em Uganda e evangelizadores dos mártires cuja memória a Igreja venerava nessa data.

Igreja em Uganda inicia processo de beatificação de primeiros missionários no país.jpg

Apesar do anúncio ter dado a conhecer ao mundo a possibilidade de que estes religiosos membros da comunidade dos Padres Blancos cheguem aos altares, este fato é fruto de um notável trabalho de investigação desenvolvido desde 1987 e posto a consideração da Congregação para as Causas dos Santos, a qual já havia dado seu visto bom de acordo com o Padre Richard Nnyombi, membro da mesma comunidade missionária.

“Muito já se fez e muitas pessoas tem dado testemunho de ter recebido favores e milagres através de sua intercessão”, explicou o Padre Nnyombi ao boletim da Conferência Episcopal de Uganda. “No entanto, de acordo com as normas e regras desta investigação, há procedimentos específicos que devem ser seguidos meticulosamente”. A primeira audiência do processo de beatificação se realizou na Catedral de Lubaga e foi presidida pelo Arcebispo de Kampala, Dom Cyprian Kizito Lwanga, no dia 06 de novembro de 2016.

O templo escolhido para a cerimônia está edificado no mesmo lugar no qual os dois missionários obtiveram do rei Kabaka Muteesa I a autorização para permanecer no país e ensinar a Fé Católica à povoação. A perseguição religiosa no país chegaria depois às mãos de seu sucessor, Kabaka Mwanga II, que acusaria aos membros da corte que se tinham feito cristãos de serem traidores da pátria em benefício de países estrangeiros. A objeção dos fiéis às condutas imorais do mandatário pode ser o motivo real por trás da morte dos mártires, formados na Fé pelo Padre Lourdel e o Irmão Adams. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas