Gaudium news > SIGNIS – Associação Católica Mundial para Comunicação promove Congresso

SIGNIS – Associação Católica Mundial para Comunicação promove Congresso

Quebec – Canadá (Terça-feira, 20-06-2017, Gaudium Press) Até o dia 22 de junho transcorre em Quebec, no Canadá, o Congresso Mundial do SIGNIS, a Associação Católica Mundial para a comunicação. O Papa Francisco encorajou a todos os participantes do evento a “Continuar a buscar todos os meios tecnológicos e sociais para cooperar na missão universal da Igreja de proclamar o Evangelho da paz”.

Difundir a Esperança para todos

Uma mensagem do Papa assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, foi enviada ao Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Dom Dario Edoardo Viganò.

Nela, o Pontífice faz votos de que o Congresso possa inspirar “uma esperança, acessível a todos, precisamente no lugar onde a vida conhece a amargura do fracasso”.

A Mensagem dá conta de que o Papa Francisco concede a sua bênção a todos os participantes no evento.

Jornalistas, testemunhas da esperança

Ao Congresso chegou também a saudação do Arcebispo de Québec, Cardeal Gérald Cyprien Lacroix: “como esta conferência permita aos operadores dos media de valorizar a sua preciosa contribuição ao dar testemunho da esperança” do homem.

O Purpurado afirma aos comunicadores que “Vós sois mensageiros válidos dos frutos que produz a Palavra de Deus”. Então o convite a “prosseguirem, com alegria e esperança, a missão dos meios de comunicação no mundo”.

Reforma dos media do Vaticano

Centrada no tema “Media para uma Cultura da Paz: promover histórias de esperança”, o Congresso teve seu início com um painel de discussão em que quatro representantes de organizações católicas detalharam como contar histórias de esperança; os representantes do mundo audiovisual narraram como “encontrar Deus em todas as coisas e filmá-lo”.

Uma sessão específica foi realizada na tarde de segunda-feira, 19 de junho: toda ela foi dedicada a aprofundar a reforma da comunicação do Vaticano.

Fé, as redes sociais e os Jovens

Será também contemplado com uma reflexão durante o Congresso o envolvimento religioso e espiritual dos jovens que compartilham a sua fé nas redes sociais.

A relação entre música e esperança, e como não se desesperar nas situações de crise fazem parte da discussão e serão discutidos em reuniões.

Serão apresentadas também, experiências de colaboração no campo da comunicação para enfrentar campanhas de sensibilização.

Prêmio a cineasta

Entre as muitas sessões programadas haverá algumas dedicadas ao meio ambiente, à busca da verdade no contexto das chamadas “fake news” (notícias falsas), e ao retorno do religioso ao cinema.

Sobre este último ponto, os participantes do Congresso assistirão à exibição do filme “Silêncio”, que conta a história de três padres jesuítas perseguidos por causa da sua fé, no século XVII, no Japão.

O filme é dirigido pelo cineasta Martin Scorsese, a quem quarta-feira, 21 de junho, será atribuído o “Prémio SIGNIS pela excelência de produção cinematográfica”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas