Gaudium news > Congresso Continental da Misericórdia nas Américas tem início em Aparecida

Congresso Continental da Misericórdia nas Américas tem início em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 21-06-2017, Gaudium Press) A cidade paulista de Aparecida sedia pela primeira vez a partir desta quinta-feira, 22 de junho, o primeiro Congresso Continental da Misericórdia nas Américas (I Accom).

Congresso Continental da Misericórdia nas Américas tem início em Aparecida.jpg

O evento inédito no continente americano será realizado até 25 de junho no auditório Padre Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional. A organização estima que aproximadamente 350 pessoas são esperadas para o congresso, que será norteado pelo tema “sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem” (Lc 1,50).

Programação

As atividades do encontro serão desde conferências a missas, testemunhos, produções culturais e a oração do terço da misericórdia.

A referência para os eventos será a bula do Jubileu Extraordinário da Misericórdia – Misericordiae Vultus, apresentada no contexto das três pessoas da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), e na figura da Virgem Maria.

“É muito bonito ver isto”

De acordo com o idealizador do evento, Izaías Carneiro, foram selecionados alguns conferencistas de diversas linhas teológicas, sendo eles nomes conhecidos no meio católico, a fim de auxiliar nos momentos de reflexão.

“É muito bonito ver isto, você vai ter Padre Zezinho que vai falar sobre Jesus, o rosto da misericórdia, mas você vai ter também a irmã Lina Boff, que vai falar sobre Maria, a Mãe da Misericórdia”, explicou Izaías.

Igreja de Misericórdia

Organizado em parceria com o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o intuito do congresso é pensar a identidade da Igreja como uma Igreja de Misericórdia.

O encontro terá ainda a animação do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e do Cardeal Arcebispo Emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

“Chegou o momento da mensagem da Divina Misericórdia derramar a esperança nos corações, tornando-se a centelha de uma nova civilização, a civilização do amor”, declarou Dom Damasceno, responsável pelas primeiras tratativas do evento em 2015.

Jubileu dos 300 anos de Aparecida

A escolha de Aparecida para a realização do primeiro Accom deve-se às celebrações pelo Jubileu dos 300 anos de Aparecida, tornando a experiência do encontro com a misericórdia de Deus por meio da Virgem Maria ainda mais intensa.

“A palavra misericórdia na língua de Jesus, o hebraico e aramaico, significa útero, entranha, colo, lugar onde a vida é gerada e o Santuário de Aparecida é o colo misericordioso do Brasil, por isso o próprio Santuário representa um espaço onde as pessoas veem para receber o colo de Deus e Maria é metáfora do colo de Deus, Maria é Mãe da Misericórdia”, comentou o assessor teológico do evento, Padre João Carlos Almeida.

Inscrições

Os interessados em participar do congresso podem efetuar sua inscrição no local do evento. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do congresso: www.accom2017.org.br. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas