Gaudium news > Cerca de 3 mil romeiros de Florianópolis participam de peregrinação a Aparecida

Cerca de 3 mil romeiros de Florianópolis participam de peregrinação a Aparecida

Florianópolis – Santa Catarina (Quinta-feira, 22-06-2017, Gaudium Press) No ano em que a Igreja no Brasil celebra o Ano Mariano em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Arquidiocese de Florianópolis realizou uma peregrinação ao Santuário Nacional entre os dias 16 a 18 de junho.

 Cerca de 3 mil romeiros de Florianópolis participam de peregrinação a Aparecida.JPG
Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck no Santuário Nacional de Aparecida
Foto: Arquidiocese de Florianópolis

Durante este período, a cidade da Padroeira do Brasil acolheu mais de 3 mil fiéis vindos dos 30 municípios que fazem parte da Arquidiocese, juntamente com 42 padres e 18 diáconos.

“Somos embaixadores de Cristo”

A principal atividade envolvendo os romeiros aconteceu no sábado, 17, quando eles foram convidados para a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck.

Em sua homilia, o Dom Wilson lembrou que “somos embaixadores de Cristo”, uma vez que “Cristão é aquele que sabe cuidar de Cristo, como Nossa Senhora fez. Para ela, todo tempo foi dedicado a cuidar de Cristo”.

“Nossa Senhora quer caminhar conosco e nos ensinar a adorar, a buscar o nosso Deus. Precisamos viver sempre a verdade, falar a verdade, ser pessoas confiáveis naquilo que fazemos, testemunhar a presença de Cristo nas nossas ações. Somos os embaixadores de Deus”, disse.

Ao longo da cerimônia, estiveram presentes romeiros de diversas paróquias e corais da Arquidiocese entoando cânticos e orações.

“A imagem de Maria nos indica a verdade”

No período vespertino, ocorreu um momento de espiritualidade que iniciou com o encontro de todos os fiéis e o acolhimento da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário.

“A imagem de Maria nos indica a verdade”, afirmou o pároco da Paróquia Divino Espírito Santo de Camboriú, Padre Márcio Vignoli, que conduziu a animação no local.

O “Evangelho de Aparecida”

Em seguida, o vigário geral, Padre Vitor Galdino Galdino Feller, concedeu boas-vindas a todos e acolheu o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que partilhou sobre o “Evangelho de Aparecida”, a respeito da mensagem de Deus na Imagem encontrada há 300 anos no Rio Paraíba do Sul.

“Vocês colocaram-se na estrada. O católico de Florianópolis não vai ficar no sofá, saia de si, saia da sacristia, de casa, vai para a rua peregrinando. E a melhor e mais agradável peregrinação é esta: ir até uma pessoa e oferecer a paz. A peregrinação na direção ao irmão. Povo de Florianópolis, lançai as redes da missão, do Evangelho, do Reino de Deus. Todos somos pescadores, porque todos somos missionários. Um telefone, um whatsapp, um conselho, são redes que vamos pescar lançando para evangelizar. Retornem para as casas alegres, refeitos, animados, como discípulos missionários”, declarou Dom Brandes, que encerrou o momento com uma bênção aos romeiros.

Mais à noite, os fiéis catarinenses participaram da Procissão luminosa no Santuário de Aparecida.

“Um dia muito significativo”

No domingo, 18, a programação contou com a celebração dos mistérios do terço meditados e encenados por diversos representantes paroquiais.

Depois, os seminaristas concluíram o momento no Centro de Eventos com a Oração das Vésperas.

Segundo o Padre Vitor Feller, aquele foi “um dia muito significativo”, no qual os católicos de Santa Catarina tiveram “a graça de vir aqui em Aparecida, encontrar-se com Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, e celebrar em unidade com a igreja, estes 300 anos do encontro da imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul”.

“Que Maria nos ensine a ser seguidores do Seu Filho, Jesus Cristo”, complementou o presbítero. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas